Cuiabá, 14 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Viagens e Gastronomia Quarta-feira, 26 de Junho de 2024, 18:04 - A | A

26 de Junho de 2024, 18h:04 A- A+

Viagens e Gastronomia / ALÉM DE SANTORINI

Conheça 5 ilhas para visitar na Grécia

Apesar de Santorini ser obrigatória na lista de qualquer um que viaja ao país, outras ilhas também guardam belezas naturais, comidas saborosas e muita história

GABRIELA PIVA
DO VIAGEM E GASTRONOMIA

As férias de julho estão quase aí e, para quem quer fugir do inverno e curtir o verão europeu, uma opção é viajar para a Grécia. Com muita natureza e história, as ilhas gregas oferecem praia, relaxamento e diversão — em uma viagem em família ou em casal.

Santorini é uma parada obrigatória, principalmente, para quem vai à Grécia pela primeira vez. Assistir ao pôr do sol em Óia, banhar-se nas águas termais (a Nea Kameni Hot Springs), conhecer a praia vermelha e a praia de areia negra são programas essenciais. Além de, claro, andar pelo centro de Fira, encontrar a famosa Igreja da Cúpula Azul e comer um prato de fava Santorini, um feijão típico da região.

Apesar de Santorini ser obrigatório na lista de qualquer viajante que vai à Grécia, outras ilhas também guardam belezas naturais e muita história. Pensando nisso, veja outras cinco ilhas gregas para visitar:

Paros

Paros é uma ilha que agrada todos os públicos: crianças, jovens e idosos. Sendo mais tranquila que outros locais das Cíclades, é possível encontrar belas praias e boa gastronomia — e também vida noturna. Experimentar pratos típicos, como a moussaka e o tzatziki, são atividades indispensáveis.

Lá, há dois centros principais: a capital Parikia, onde saem os barcos e ferries; e Naoussa, um vilarejo com ruas típicas gregas, branquinhas, estreitas e com decorações azuis. É bom alugar um carro na ilha para passear livremente.

Passeios de barco que levam o público para conhecer outros lugares, como a ilha Antiparos, também são uma boa opção para desvendar os arredores. Com águas cristalinas, é possível fazer snorkel e, para quem gosta de emoção, pular de pequenas colinas direto no mar.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

A Praia Dourada (Golden Beach, em inglês) também é uma boa parada, já que oferece uma extensa faixa de areia, bom bar e restaurante beira-mar. Com cerca de 700 metros de comprimento, é o lugar ideal para quem gosta ou quer aprender esportes aquáticos, como windsurf.

 

 

Creta

Misturando culturas da Europa, Ásia e África, a ilha de Creta abrigou a primeira civilização europeia, os Minóicos. Vale uma viagem de 10 dias apenas pela maior das ilhas gregas — essa é a sugestão dos moradores locais. É bom para ir em família ou para viajar a dois. Você escolhe!

A capital, Heráklio, é um espetáculo à parte: há praias por perto, bons bares, restaurantes e muita história grega. Para quem gosta e quer se aprofundar na cultura dos Minóicos, é possível visitar o sítio arqueológico Knossos e o Museu Arqueológico de Heráklio, com itens de mais de 5.000 anos a.C.. Não deixe de conferir o segundo andar do museu e a coleção de moedas antigas expostas para os visitantes.

A cerca de duas horas de carro da capital, outra cidade que chama atenção dos turistas é Chania. Com influência italiana, o município oferece bons restaurantes, bares e, por perto, há ótimos resorts para se hospedar.

Perto de Chania, opções para ver praias magníficas não faltam: a Elafonisi Beach, por exemplo, é uma das mais populares. A cerca de 1 hora e 30 minutos de carro, o local é conhecido pela areia que, em determinadas partes, tem tons rosados.

 

 

Lêucade

Colonizada pelos Coríntios 700 anos a.C., Lêucade é ilha um pouco menos movimentada — por isso, é um ótimo lugar para descansar e estar mais próximo à natureza. Para chegar lá, de carro, basta pegar uma ponte que une o continente à cidade principal.

A praia Agiofilli é um bom exemplo de aventura e beleza natural. Afinal, a estrada para lá não é das melhores — vale ir de bicicleta ou até apostar em uma caminhada —, a paisagem é maravilhosa. A água é cristalina e é possível encontrar vários peixinhos perto da borda (é bom levar equipamentos de snorkel).

 

 

Outra praia famosa é a Porto Katsiki. Com uma extensa faixa de areia e água azul, a beleza das montanhas ao redor do oceano impressiona de qualquer ângulo. É necessário descer uma escadaria para chegar até a praia. O acesso de carro é bem melhor do que a praia Agiofilli.

Uma dica de restaurante é Ta Kanioria Tavern, no vilarejo de Lygia. Além de plantarem ingredientes em uma horta no próprio estabelecimento, preparam uma excelente carne de cordeiro — e um prato espetacular de mexilhões. Ao final da refeição, como cortesia, entregam uma dose de Geranium, um drinque doce e alcoólico feito a partir da flor homônima. A produção da bebida, inclusive, também é da casa.

Naxos

A famosa ilha dos deuses gregos, Naxos é a maior ilha do arquipélago das Cíclades. Lá, também é possível encontrar passeios para todos os públicos. Há parque de diversões para crianças, restaurantes, discotecas e sítios arqueológicos. Além de, claro, muitas praias.

O cartão postal da ilha é Portora, um grande portal que fica na entrada principal de Naxos, na ilhota de Palatia. Construída cerca de 530 a.C., a obra nunca foi concluída. Atualmente, é possível ver — até de longe — apenas três peças de mármore restantes.

 

 

A maior diferença de Naxos para outras ilhas das Cíclades é a construção de pequenos prédios e uma atmosfera moderna na capital, Chora, onde há espaço para vida noturna e diurna. Com DJs tocando até altas horas, a ilha é ideal para quem busca diversão.

Para quem quer se aprofundar na história da cidade, há o Museu Arqueológico de Naxos, na capital. É possível encontrar objetos importantes do período romano, armas feitas de bronze e até urnas funerárias de ouro.

Quando o assunto é praia, há algumas opções: Saint George, por exemplo, é uma boa escolha para ir com crianças. O mar é calmo, raso, próximo às tavernas e banheiros. As favoritas dos hippies, Plaka, Agios Prokopios e Agia Ana, são as mais famosas de Naxos.

Sifnos

Habitada desde a Idade do Bronze (cerca de 3.000 a.C.), Sifnos era popular no comércio de antiguidade devido as suas minas de ouro e prata. A ilha é ideal para quem busca calmaria e para quem quer fugir da badalação, afinal, o local chama atenção pela sua tranquilidade — e os moradores locais se esforçam para manter a paz.

A ilha também oferece lindas praias, comida saborosa, as casinhas com teto branco, igrejas e ruas estreitas. Na capital, Apollonia, é onde está a maioria dos serviços, como bancos, padarias, mercados, farmácias e um pequeno posto médico para emergências.

Vathi: praia com areia branquinha e com uma estrutura para os turistas / Alex Coelho/Divulgação

Uma sugestão de praia com areia branca, água morna e cristalina, Vathi, a 10 km a oeste da capital, Apollonia, é uma excelente opção. Para quem procura sossego, a praia de Herronisos é o lugar perfeito.

*Com informações sobre Naxos e Sifnos de Rodrigo Zanetti, da CNN

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation