Cuiabá, 12 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,56
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Viagens e Gastronomia Terça-feira, 08 de Julho de 2025, 13:20 - A | A

08 de Julho de 2025, 13h:20 A- A+

Viagens e Gastronomia / MENU JUNINO

Monte sua mesa com cardápio de comidas típicas juninas para festas

Descubra como criar um menu junino completo para atrair mais clientes, valorizar a sazonalidade e transformar seu espaço em um verdadeiro Arraiá

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Julho chegou trazendo bandeirinhas, quadrilhas e, claro, uma explosão de sabores típicos que aquecem os corações (e os negócios!) em todo o Brasil. As festas juninas ( julinas), profundamente enraizadas na cultura brasileira, são um verdadeiro patrimônio popular — e uma excelente oportunidade gastronômica.

De Norte a Sul do país, as quermesses ganham vida com pratos que misturam heranças indígenas, africanas, europeias e católicas. Santo Antônio, São João e São Pedro são homenageados com fartura em mesas cheias de cores, aromas e muita tradição.

Para donos de restaurantes e empreendedores do ramo da alimentação, este é o momento ideal para adaptar o cardápio com delícias juninas, aumentar o fluxo de clientes e aquecer as vendas no mês mais caipira do ano. E para te ajudar a montar esse menu especial, separamos sugestões irresistíveis de pratos doces, salgados e inclusivos!

Doces para conquistar o coração do público:
No time das sobremesas, o milho é o protagonista. Com ele, prepare pamonha, curau, bolo, pipoca doce, suco e até sorvete. Outros clássicos indispensáveis incluem maçã do amor, paçoca, pé-de-moleque, arroz doce, canjica, cocada, doce de abóbora e bala de coco.

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

Salgados que aquecem e encantam:
Os salgados juninos têm forte apelo de comfort food e podem ser servidos em forma de petiscos ou pratos individuais. Aposte em coxinha, cachorro-quente, bolinho de mandioca, empadão de frango, sanduíche de carne louca, pão de queijo, dadinho de tapioca, pastel de forno e espetinhos variados. Não se esqueça das sopas e caldos quentinhos — como caldo verde, de feijão ou de mandioca —, perfeitos para o inverno.

Inclusão no cardápio também é tendência:
É fundamental oferecer versões vegetarianas, veganas e para dietas restritivas, como pratos sem lactose ou glúten. Sinalize essas opções no menu e prepare a equipe para orientar os clientes.

Dica final? Capriche no clima!
Decore o ambiente com bandeirolas, música típica e promova as novas opções do cardápio com nomes criativos e temáticos. Essa ambientação encantadora, somada à boa comida, garante uma experiência memorável.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation