DA CNN VIAGEM
O Brasil ganhou um novo roteiro turístico sancionado por lei. Trata-se da Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, que liga 10 municípios do norte de Santa Catarina, todos com tradições europeias preservadas. A Lei nº 15.165/2025 entrou em vigor nesta quinta-feira (17).
O objetivo é estimular o desenvolvimento das atividades turísticas nas localidades e fomentar o turismo cultural e rural.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
A Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes abrange os seguintes municípios catarinenses:
Araquari
Balneário Barra do Sul
Campo Alegre
Corupá
Guaramirim
Jaraguá do Sul
Joinville
Rio Negrinho
São Bento do Sul
São Francisco do Sul
Turismo cultural e rural
O destaque vai para Joinville, o maior município do estado e grande polo industrial. A cidade tem cerca de 654 mil habitantes, 6.200 leitos de hotel e quase 900 bares e restaurantes, segundo dados do Convention & Visitors Bureau da localidade. A região é servida por um aeroporto, que é porta de entrada para o Vale Europeu catarinense.
A cidade é a Capital Nacional da Dança e possui a única filial da Escola do Teatro Bolshoi fora da Rússia. É palco de alguns dos maiores eventos culturais de Santa Catarina, como a Festa das Flores e o Festival de Dança. A herança germânica se destaca na arquitetura e na culinária.
A nova rota ainda coloca em evidência o turismo rural, como nos municípios de Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul, que oferecem atividades no campo e carregam costumes de imigrantes alemães, poloneses e ucranianos.