Cuiabá, 24 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,55
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Terça-feira, 22 de Julho de 2025, 11:20 - A | A

22 de Julho de 2025, 11h:20 A- A+

Saúde / SAÚDE INTEGRATIVA

Alternativas naturais ganham espaço no tratamento da fibromialgia

Chás, sucos e plantas medicinais ajudam a aliviar sintomas como dor muscular, fadiga e ansiedade, mas precisam ser usados com orientação profissional

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Dor difusa pelo corpo, cansaço extremo, sono não reparador e dificuldades de concentração. Esses são apenas alguns dos sintomas enfrentados diariamente por pessoas com fibromialgia, uma condição crônica ainda sem cura, mas que pode ter seus efeitos controlados com acompanhamento médico e estratégias complementares.

Além dos tratamentos tradicionais - como medicamentos, fisioterapia e terapia psicológica - cresce o interesse por métodos naturais de alívio, incluindo o uso de chás, sucos e plantas com propriedades terapêuticas. Substâncias anti-inflamatórias, analgésicas e relaxantes presentes nesses ingredientes têm mostrado potencial para reduzir dores, combater a fadiga e aliviar sintomas emocionais como ansiedade e depressão.

Entre os remédios naturais mais utilizados, estão o chá de erva-de-são-joão, conhecido por melhorar o humor; o chá de ginkgo biloba, que ajuda na concentração e no combate ao estresse; e a cúrcuma, com efeito anti-inflamatório graças à curcumina.

Outros exemplos incluem o chá de Rhodiola rosea, o suco de couve com laranja - rico em vitaminas e minerais - e a pimenta caiena, que pode tanto ser ingerida quanto aplicada na forma de creme, aliviando dores musculares.

ATENÇÃO: Apesar dos benefícios, especialistas alertam, essas alternativas não substituem os tratamentos prescritos por médicos. O uso indiscriminado ou sem supervisão pode gerar efeitos adversos ou mascarar agravamentos da doença. O ideal é que o uso de terapias naturais seja sempre orientado por profissionais de saúde, garantindo um cuidado seguro e eficaz.

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

Sintomas comuns da fibromialgia:

  • Dor generalizada e sensibilidade muscular

  • Fadiga intensa

  • Sono não reparador

  • Dificuldade de concentração ("nevoeiro mental" ou fibro fog)

  • Ansiedade e depressão

  • Síndrome do intestino irritável

  • Cefaleias frequentes

O caminho para o alívio da fibromialgia passa por um cuidado multidisciplinar, em que tratamentos médicos e práticas naturais caminham lado a lado, oferecendo mais qualidade de vida aos pacientes.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation