Cuiabá, 19 de Maio de 2025
DÓLAR: R$ 5,66
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Terça-feira, 25 de Junho de 2024, 07:42 - A | A

25 de Junho de 2024, 07h:42 A- A+

Política e Judiciário / AÇÃO MOVIDA PELO PL

TRE suspende propaganda do MDB com o pré-candidato a prefeito Thiago Silva por irregularidade

Na ação, o PL alega que o MDB utilizou indevidamente o tempo destinado à propaganda partidária para promover a imagem de Thiago Silva, em vez de promover o partido, conforme previsto pela legislação eleitoral

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) determinou a suspensão imediata da veiculação de propaganda partidária do MDB de Mato Grosso. A decisão, proferida no último dia 19 de junho pelo juiz Edson Dias Reis, atende a uma representação movida pelo Partido Liberal de Mato Grosso (PL-MT), que alegou irregularidades em quatro inserções veiculadas pelo MDB, no início do mês de junho deste ano, para promover o pré-candidato a prefeito de Rondonópolis deputado estadual Thiago Silva.

Na ação, o PL alega que o MDB utilizou indevidamente o tempo destinado à propaganda partidária para promover a imagem de Thiago Silva, em vez de promover o partido, conforme previsto pela legislação eleitoral.

Em sua decisão, o juiz Claudio Roberto Zeni Guimarães, relator do caso, sustentou que a propaganda do MDB, partido que é conduzido em Mato Grosso pelo ex-deputado federal Carlos Bezerra, padrinho político de Thiago Silva, infringiu as normas ao enfatizar ações pessoais do deputado estadual, inclusive utilizando slogans de sua pré-campanha, o que caracteriza propaganda eleitoral antecipada.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

Além da suspensão imediata da propaganda, foi determinada multa diária em caso de descumprimento da ordem judicial. O MDB tem agora cinco dias para apresentar sua defesa.

Para o PL, que tem como pré-candidato a prefeito de Rondonópolis o deputado estadual Cláudio Ferreira, o Paisagista, a decisão representa uma medida necessária para preservar a igualdade de condições entre os pré-candidatos durante o período eleitoral, impedindo vantagens indevidas que poderiam ser obtidas através de práticas irregulares de propaganda.

O juiz determinou ainda que a emissora de televisão responsável pela transmissão seja notificada para suspender imediatamente as propagandas de promoção de Thiago SIlva que estão em desacordo com a legislação eleitoral.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation