ANDRELINA BRAZ E CINTIA BORGES
DO SITE MIDIANEWS
O MidiaNews obteve acesso à relação dos alvos da operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (30) pela Polícia Civil, que investiga um esquema de desvio de depositos judiciais no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
Segundo as investigações, documentos apontam a existência de depósitos inexistentes e dados falsificados, que já resultou em um prejuízo confirmado de aproximadamente R$ 11 milhões.
No entanto, os investigadores estimam que o valor desviado pode ultrapassar R$ 21 milhões.
A operação tem como objetivo desarticular um esquema de desvio de recursos financeiros. Entre os alvos estão advogados e servidores que atuam no Tribunal de Justiça.
Conforme as investigações, há anos o grupo realiza “práticas delituosas” como o ajuizamento de ações de execução baseadas em documentos falsos; inserção de procurações falsas, mediante as quais se conferiam poderes a advogados não contratados pelas vítimas; apresentação de comprovantes de pagamento forjados com o objetivo de induzir o juízo em erro; confecção, por servidores vinculados ao Tribunal de Justiça, de planilhas simulando depósitos realizados na Conta Única; obtenção indevida de alvarás judiciais sem lastro financeiro verdadeiro, permitindo o levantamento de valores em prejuízo ao erário.
Veja a lista dos investigados:
Wagner Vasconcelos de Moraes – Advogado
Melissa Franca Praeiro Vasconcelos de Moraes – Advogada
João Gustavo Ricci Volpato – Empresário
Luiza Rios Ricci Volpato – Sócia de empresa credora
Augusto Frederico Ricci Volpato – Sócio de empresa credora
Rodrigo Moreira Marinho – Advogado
Themis Lessa da Silva – Advogado
João Miguel da Costa Neto – Advogado
Régis Poderoso de Souza – Advogado
Mauro Ferreira Filho – Servidor
Denise Alonso – Advogada