ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O Partido Liberal (PL) está se articulando para lançar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o vereador por Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL), como candidato a senatória por Mato Grosso ou Santa Catarina. A informação ocorreu nesta terça-feira (09) por meio da colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo.
Conforme a publicação, a possível candidatura dele faz parte de um 'plano' da família Bolsonaro de ocupar cadeiras na Câmara Alta do Congresso, ou seja, é evitar que Carlos Bolsonaro entre em rota de colisão com o irmão Flávio Bolsonaro (PL), que vai disputar a reeleição para senador em 2026. Bem como, outros integrantes do clã disputarão o Senado por, pelo menos 4 Estados.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O atual senador Flávio Bolsonaro, também filho do ex-presidente, deve ser candidato a reeleição no Rio de Janeirio. O irmão dele, Eduardo Bolsonaro, deve sair na disputa por São Paulo, por onde já é deputado federal.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro é cotada para concorrer pelo Distrito Federal, onde está bem nas pesquisas. Michelle, porém, também é cotada para concorrer à presidência.
Ao lançar dois filhos a senatória, o ex-presidente pretende reforçar a sua base para voltar a disputar a presidência da República. Prova disso é que a esposa do capitão, Michelly Bolsonaro, também deve concorrer a uma vaga no Senado Federal nas próximas eleições.
À Carlos Bolsonaro restaria concorrer por um estado onde o ex-presidente recebeu expressiva votação no pleito de 2022. Neste caso, surgiu Mato Grosso, onde o líder da família teve mais de 65% dos votos, ou Santa Catarina, onde Bolsonaro teve 69% na disputa contra Lula.
No Estado do agronegócio, contudo, o filho '02' do ex-presidente teria concorrentes de peso. Entre eles o governador Mauro Mendes (União), que não pode tentar um novo mandato no Palácio Paiaguás, os possíveis candidatos a reeleição, Jayme Campos (União) e Carlos Fávaro (PSD), além da deputada estadual Janaína Riva (MDB).