Cuiabá, 05 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Sábado, 05 de Julho de 2025, 09:32 - A | A

05 de Julho de 2025, 09h:32 A- A+

Política e Judiciário / VEJA VÍDEO

Maysa Leão denuncia caos na UPA Morada do Ouro: "Não sou contra o prefeito, sou contra as UPAs lotadas por dentro"

“Cadeiras quebradas, idosos sem atendimento e pacientes em dor”: relatório expõe falhas graves na UPA Morada do Ouro

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Cuiabá, realizada na última quinta-feira (3), a vereadora Maysa Leão (Republicanos) usou a tribuna para denunciar as condições precárias da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro, na capital.

A parlamentar apresentou um vídeo gravado durante uma fiscalização feita na noite anterior (02), que revela cenas de superlotação e abandono dentro da unidade de saúde.

“É importante que a população veja o que vimos: uma UPA que continua operando em estado crítico, com pacientes internados em cadeiras, idosos dormindo em cadeiras quebradas, internados na sala de medicação. A saúde pública de Cuiabá está na UTI”, afirmou Maysa.

COMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

Segundo a vereadora, a visita foi motivada por uma série de denúncias feitas por moradores da região. A fiscalização resultou em um dossiê de seis páginas com relatos, imagens e vídeos, já encaminhado à imprensa e aos demais vereadores da casa legislativa. Pelas redes sociais, Maysa divulgou o conteúdo da fiscalização e criticou a tentativa da gestão municipal de minimizar a situação mostrando apenas imagens da recepção vazia da UPA.

“Não sou contra o prefeito. Sou contra as UPAs lotadas por dentro e a falta de dignidade para os pacientes e profissionais que estão lá dentro tentando fazer o impossível”, destacou.

O cenário descrito pela vereadora é alarmante: pacientes idosos internados em cadeiras de medicação, sem acesso a banho ou alimentação adequada; profissionais se desdobrando para oferecer refeições em um ambiente que não comporta internação prolongada; demora de até 15 horas na entrega de exames laboratoriais por falta de estrutura local; além de carência de medicamentos e insumos básicos, como antibióticos infantis.

Entre os casos citados, Maysa relatou o drama de dona Maria, de 57 anos, cega devido ao diabetes e há oito dias internada na unidade, aguardando uma vaga no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). Segundo a vereadora, a paciente pode ter o pé amputado devido à gravidade da infecção e à falta de tratamento adequado. Outro caso citado foi o de dona Irene, que aguarda há mais de 15 dias um exame para confirmação de câncer de colo de útero, enquanto seu estado clínico se agrava.

“É desumano. Tem gente morrendo por falta de diagnóstico e acesso ao mínimo. Não podemos aceitar esse descaso com a saúde da nossa população”, finalizou a parlamentar.

Veja o vídeo da visita da vereadora na UPA da Morada do Ouro:

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation