Cuiabá, 07 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Quinta-feira, 11 de Julho de 2024, 13:40 - A | A

11 de Julho de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Judiciário / COMBATE AO CRIME ORGANIZADO

Brasil e Bolívia assinam acordo para combate ao tráfico de pessoas, contrabando de Migrantes e Crimes Conexos

Instrumento atende recomendações do 4ª Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que será lançado em 30 de julho

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Os governos do Brasil e da Bolívia firmaram Acordo de Cooperação para fortalecer o Combate ao Tráfico de Pessoas, o Contrabando de Migrantes e Crimes Conexos.

O instrumento foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se reuniu com o presidente boliviano, Luis Alberto Arce, em visita oficial a Santa Cruz de La Sierra, na noite de terça-feira (09).

O instrumento tem como objetivo realizar ações conjuntas entre os países para enfrentar o crime, por meio de mecanismos de prevenção, assistência, proteção de vítimas e persecução penal, que garantam o respeito e a vigência de seus direitos humanos, de acordo com a legislação de cada país.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Com o acordo, o Brasil assume a responsabilidade para o enfrentamento ao tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Os países desenvolverão conjuntamente um plano de trabalho com relação aos compromissos assumidos neste acordo.

Os governos vão monitorar e cumprir obrigações, como o controle de documentação para autorização e execução de viagens; implementação das medidas necessárias de controle de fronteiras; garantia do direito à proteção da identidade e privacidade das vítimas; desenvolvimento, em conjunto, de um protocolo para a repatriação voluntária de vítimas; e adoção das medidas e meios necessários para garantir mecanismos adequados de controle da documentação.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation