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22 de Fevereiro de 2024, 08h:44 A- A+

Política e Eleições / FREQUÊNCIA ESCOLAR

Secretário da Educação informa queda recorde no abandono escolar durante reunião na ALEMS

O secretário de educação, Hélio Queiroz Daher, durante reunião realizada nesta quarta-feira (21), com a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da ALEMS, informou dados de 2023, dando destaque à maior frequência dos alunos nas escolas

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na tarde desta quarta-feira (21), o secretário de educação do Mato Grosso do Sul, Hélio Queiroz Daher, durante reunião realizada com a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado, presidida pelo deputado Professor Rinaldo Modesto (Podemos), informou dados de 2023, dando destaque à maior frequência dos alunos nas escolas.

Segundo o secretário, o índice de abandono escolar na rede estadual de MS caiu para menos de um porcento, o menor valor já verificado pela Secretaria de Educação (SED). 

“No ano passado, conseguimos uma grande vitória: a diminuição do abandono escolar. Esta é uma das nossas maiores missões: tirar o estudante da rua, trazê-lo de volta para a escola. Hoje, temos menos de 1% de jovens que deixam a escola. Isso talvez seja a grande conquista do nosso primeiro ano de gestão”, enfatizou o secretário.

O dado destacado pelo secretário integra outros resultados, avaliados positivamente pelo deputado Professor Rinaldo. “A educação é muito complexa. A gente sabe que envolve vários atores. Vivemos num momento tão difícil, com os problemas familiares, com os problemas do ponto de vista econômico, social. E tudo isso desemboca na educação. Então, a educação precisa de bons gestores. E Mato Grosso do Sul tem dado passos bem à frente neste sentido”, considerou o parlamentar.

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Segundo a SED, o valor do ano passado é expressivo por ser o menor já verificado pela pasta. O índice de abandono escolar em Mato Grosso do Sul, em anos anteriores, já chegou a estar em dois dígitos.

Para o controle do Governo, configura-se abandono quando o estudante deixa de frequentar, no mínimo, 60 dias de aula. Caso não renove a matrícula no ano seguinte, o aluno entra na estatística de evasão escolar.

Em 2023, 1.560 estudantes das escolas públicas estaduais deixaram de frequentar as aulas. Essa parcela representou 0,93% do total de alunos matriculados. No ano anterior, o índice de abandono foi de 1,26%, o equivalente a 2.184 estudantes. Em números absolutos, o universo de crianças e jovens que abandonaram os estudos reduziu em 624 de 2022 para 2023.

Outros resultados

O secretário Hélio Daher entregou aos deputados da Comissão de Educação, Cultura e Desporto, documento com dados relativos a projetos educacionais desenvolvidos em 2023 e projeções para 2024. Em relação a escolas com turmas em tempo integral, o Governo pretende, neste ano, ampliar de 166 para 218 unidades, passando de 70 para os 79 municípios que ofertam a modalidade. A meta é chegar a 48.838 estudantes matriculados nessas escolas.

Entre outros dados de 2023 e projeções para este ano, o secretário apresentou as seguintes informações: atendimento de 15 mil estudantes na educação profissional; 16 escolas com lousas digitais, contemplando 10.266 alunos; 134 unidades escolares com kits de robótica, abrangendo 50.918 estudantes; e criação do Programa Alfabetiza MS Indígena, que garantirá produção de material de apoio para alfabetização em língua materna de indígenas das etnias Guarani, Kaiowá, Kadiwéu e Terena de 24 municípios.

Também participaram da reunião os demais integrantes da Comissão de Educação: os deputados Junior Mochi (MDB), vice-presidente do grupo, e Caravina (PSDB), e as deputadas Gleice Jane (PT) e Mara Caseiro (PSDB).

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