PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Nesta terça-feira (13), o ex-deputado estadual José Geraldo Riva refutou as acusações de "caixa dois" feitas por seu irmão, o ex-prefeito de Juara, Priminho Antonio Riva, relativas à campanha de 2014, quando Janaina Riva (MDB) alcançou seu primeiro mandato como deputada.
Em áudio divulgado no WhatsApp, Riva negou ter usado a conta bancária da esposa para movimentar verbas irregulares, atacou a conduta da cunhada e a acusou de tentativa de extorsão.
Suposto Caixa 2
O vídeo publicado nas redes sociais o ex-prefeito de Juara e irmão de José Riva acusa a deputada estadual Janaina Riva, sua sobrinha, de usar a conta bancária de sua esposa para movimentações financeiras irregulares durante a campanha eleitoral de 2014. Segundo ele, a conta foi utilizada para pagamentos de caixa 2, o que resultou na inclusão do nome de sua esposa nos cadastros de inadimplentes e José Riva havia prometido quitar os débitos, mas agora se recusa pagar.
Em resposta as acusações, o ex-deputado afirmou que ajuda financeiramente o irmão e lamenta o afastamento entre eles.
"Tenho tido todos os cuidados com você, médicos, hospitais, eu, você, seus filhos, seus netos. Minha tristeza é grande em vê-lo nessa situação, viu Priminho. Quero reiterar a você, o convite que fiz para você morar em minha casa, onde eu iria cuidar de você até o final de nossas vidas. Mas a sua esposa, de fato, nós não podemos mais aceitar. Você tinha uma família linda, largou tudo isso para ter uma nova vida. A sua nova vida veio com bônus e ônus. Meu erro talvez tenha sido alertar para as condutas de sua esposa fora de seu casamento. Por conta disso, você me acusou de calúnia”, falou José Riva.
Riva afirma que não manterá relações baseadas em chantagens. “Sua esposa ameaça matar sua filha, minha filha e você tem coragem de me contar isso. Ainda lhe pergunto, você teve coragem de falar isso para seus filhos? E você me disse que não”, disse. “Como eu já disse na delegacia, não posso manter um relacionamento baseado em chantagens, em extorsões”, diz trecho do áudio.
Por fim, Riva alega que não existem restrições no CPF da cunhada e que perdoa o irmão e o espera de “braços abertos”.
“Mas eu não posso deixar de falar para o povo de Juara, para minha família que isso é uma mentira deslavada. Basta consultar o CPF da sua esposa, não tem debito nenhum [...], mas independente disso, meu irmão, eu sempre estarei aqui para acolhê-lo, de braços abertos. Pena que você tenha cedido as mentiras da sua esposa, preferindo concordar com ela, com o qeu ela te fala do que fala os seus irmãos”, concluiu.
Veja também: Tio de Janaina Riva acusa deputada de usar conta da esposa em esquema de 'Caixa 2' durante campanha de 2014
Ouça o áudio completo: