Cuiabá, 01 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,45
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Segunda-feira, 12 de Agosto de 2024, 16:40 - A | A

12 de Agosto de 2024, 16h:40 A- A+

Política e Judiciário / VISITA TÉCNICA

Corregedoria-geral do TCE-MT apresenta estratégias de orientação e acolhimento ao Corpo de Bombeiros

Durante a visita técnica, o foco foi a promoção da ética e da disciplina no serviço público

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Corregedoria-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) apresentou nesta sexta-feira (9), suas estratégias de orientação e acolhimento dos servidores durante uma visita técnica para representantes da Corregedoria do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBMMT). O encontro teve como objetivo principal promover a ética e a disciplina no serviço público, compartilhando boas práticas e metodologias utilizadas pelo TCE-MT. A iniciativa reflete um esforço conjunto para fortalecer a governança e a integridade dentro das instituições públicas de Mato Grosso.

"Esse modelo de atuação, agora compartilhado com a Corregedoria do Corpo de Bombeiros, pode servir de inspiração para outras instituições que buscam aprimorar suas práticas correcionais, promovendo assim uma cultura organizacional mais saudável e preventiva”, destaca o corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli.

A corregedora-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT), coronel Luciana Bragança da Silva, destacou que o trabalho desenvolvido pela Corregedoria-geral do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) é notável por seu foco em evitar, sempre que possível, a abertura de processos administrativos disciplinares e a aplicação de punições. Segundo ela, essa abordagem tem gerado resultados positivos, como a melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, a qualidade do serviço prestado. A coronel enfatizou que essas práticas contribuem para uma gestão mais eficiente e ética dentro do serviço público.

“Com isso, o que observamos é a melhoria do ambiente de trabalho e, consequentemente, do serviço prestado”, disse.

De acordo com a chefe de gabinete da Corregedoria-geral do TCE-MT, Edna Amorim Leite Viegas, as ações priorizam a aproximação com os demais setores. “Hoje, muitas unidades nos procuram para pedir apoio, justamente por conta dessas campanhas e dessa participação atuante.”

Outro ponto chave para a criação desta cultura de prevenção é a conscientização, feita por meio de campanhas como a da Semana da Ética, realizada sempre em junho, e da distribuição do Código de Ética dos Servidores do TCE-MT (Resolução 4/2022) e da Cartilha de Conscientização e Combate ao Assédio Moral e Sexual nos Tribunais de Contas.

O objetivo é resolver conflitos antes que eles se tornem infrações. “Temos um planejamento anual que sempre inclui as campanhas orientativas. Além disso, os servidores da Corregedoria vão às outras unidades para tratar sobre temas como ética, comportamento, relações interpessoais e cuidados com o patrimônio ", explica a assessora jurídica da Corregedoria-geral do TCE-MT, Eliane Moreira da Cunha.

Durante a visita técnica, questões como transparência e colaboratividade também foram temas de destaque. O corregedor-adjunto do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM-MT), tenente-coronel Heitor Alves de Souza, também participou do encontro.

A corregedora-geral do CBM-MT, coronel Luciana Bragança da Silva, ressaltou a importância de continuar aprimorando os processos dentro da instituição. Ela afirmou: "Não tenho dúvida que o Corpo de Bombeiros está no caminho certo, trabalhando de forma correta e buscando sempre a melhoria da disciplina da nossa tropa, que é um dos nossos principais objetivos. Mas, se podemos melhorar o que já está sendo feito, por que não?” concluiu a corregedora-geral.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation