PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
O Auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na manhã desta terça-feira (26), está sendo palco para o evento de lançamento do Programa Pé-de-Meia, em Goiás. A iniciativa, que visa fortalecer a permanência dos estudantes no ensino médio, conta com a participação e discursos de várias autoridades, que enfatizam a importância da educação como pilar de desenvolvimento social e econômico.
O Pé-de-Meia é um programa de incentivo financeiro-educacional, que tem como objetivo promover a permanência e a conclusão do ensino médio nas escolas da rede pública. Pelo programa, cada estudante recebe o valor mensal de R$ 200. O estudante deve ter de 14 a 24 anos e ser integrante de família beneficiária do programa Bolsa Família.
A abertura da cerimônia de lançamento do programa do Governo de Goiás teve início com a fala da secretária de Estado de Educação de Goiás, Fátima Gavioli, que expressou gratidão aos envolvidos no projeto, destacando o papel fundamental do Governador Ronaldo Caiado (UB) e do Ministro da Educação, Camilo Santana.
"Quero agradecer primeiramente ao nosso Deus, ao nosso governador por ter criado o bolsa estudo... mas hoje eu quero também agradecer ao ministro Camilo por tudo e em nome de todos que agora terão acesso a esse benefício", disse Gavioli.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O Presidente da Alego, deputado estadual Bruno Peixoto (UB), ressaltou as conquistas na educação do Estado e a transformação promovida nas escolas goianas, atribuindo grande parte do sucesso à secretária Fátima Gavioli e à colaboração entre os poderes estaduais e a Assembleia Legislativa. "Quero aqui parabenizar os deputados estaduais que aprovaram essas leis", afirmou Peixoto, evidenciando a união em prol da educação.
A presidente da Comissão de Educação da Alego, a deputada estadual Bia de Lima (PT), destacou a importância de valorizar os professores e a carreira do magistério, agradecendo ao Ministro pela atenção dada à educação básica e aos projetos que beneficiam o Estado de Goiás.
Wanderson Marques, Vice-Presidente da União Brasileira dos Estudantes (UBES), trouxe à tona a relevância do Programa para os estudantes secundaristas, mencionando os desafios enfrentados pela juventude e a diferença que o “Pé-de-Meia” fará em suas vidas. "Agora vocês vão ser beneficiados e é por isso que queremos dizer que vocês definitivamente representam um novo futuro", proclamou Marques, ressaltando o impacto transformador da iniciativa.
Tiago Cordeiro, Vice-Presidente de Governo em Exercício da Caixa Econômica Federal, destacou a operacionalização do programa e a parceria com o MEC para a abertura de contas e a execução do pagamento dos benefícios, enfatizando o compromisso da Caixa com a educação.
Kátia Schweickardt, Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, e a deputada federal Adriana Accorsi (PT), falaram sobre o poder transformador da educação e o papel do “Pé-de-Meia” nesse processo, ambos destacando a importância do acesso e da permanência na educação para a construção de um futuro mais igualitário.
A aluna beneficiária Isabelly Capelin da Silva, representando todos os estudantes beneficiados, expressou sua gratidão pela iniciativa, enfatizando como o programa mudará a vida dos estudantes, incentivando a frequência e o empenho escolar.
As participações culminaram na assinatura da parceria entre o Governo Federal e o Governo Estadual, simbolizando um compromisso renovado com a educação de Goiás. O momento marca um passo em direção à redução da evasão escolar e ao incentivo à educação, reafirmando o papel da colaboração entre diferentes esferas do governo e da sociedade na promoção da educação.