PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores e proporcionar mais acesso à moradia digna, na tarde desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou uma importante ação na área habitacional no município. Durante a cerimônia foram entregues 20 novas casas, 180 terrenos e lançado o projeto para a construção de mais 2 mil novas moradias.
“Um dia de muitas emoções aqui no Primavera III, com as entregas das 20 das 50 casas do Ser Família Habitação, Faixa Zero, do Governo do Estado. Em breve entregaremos as outras 30 casas. Foram entregues também mais 180 lotes terrenos do projeto Sonho Meu. E também o anúncio da contratação e da execução para mais 2 mil casas. Então, os luverdenses podem ficar certos que teremos mais 2 mil casas para serem colocadas à disposição. E em breve! Será feito em parceria com o Governo Federal, o programa Ser Família Habitação do Governo do Estado e o programa Ser Luverdense Habitação. Então, é uma forma de oferecer, de oportunizar as pessoas que querem realizar o sonho da casa própria”, ressaltou o prefeito Miguel Vaz.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta, que estava presente na cerimônia, elogiou as políticas públicas de habitação em Lucas do Rio Verde, destacando o investimento significativo da cidade nessa área. Ele mencionou que Lucas do Rio Verde serve de exemplo para o estado de Mato Grosso, especialmente com programas como o de habitação para famílias extremamente vulneráveis. Pivetta também destacou a eficiência na gestão municipal, que permite realizar mais com menos recursos, expressando satisfação com as parcerias entre o estado e o município.
“Lucas tem investido muito em habitação, servindo de exemplo, inclusive, para o estado. E esse programa que está sendo executado aqui, dessas 50 casas, é um programa realmente faixa zero, para as famílias extremamente vulneráveis. Como sempre, a gestão de Lucas mostrando eficiência, fazendo mais com menos, e para nós é uma satisfação fazer essas parcerias aqui com o município”.
Ser Família Habitação
O programa é uma iniciativa do Governo do Estado, idealizado pela primeira-dama Virgínia Mendes, e realizado em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde. Nesta tarde, foram entregues 20 das 50 casas populares, tipo Faixa 0, para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com o Sicredi Ouro Verde e Lojas Martinello, uma linha de crédito facilitada, no valor de R$ 5 mil, foi criada para que os novos moradores possam mobiliar suas casas.
“Um dia muito importante, porque faz já algum tempo que a gente vem lutando por isso. Nós criamos o Sonho Meu, onde já entregamos ao todo 287 terrenos. E também temos o programa “Ser Família Habitação”, que foi idealizado pela nossa primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. Mas é um momento muito feliz, eu acho que todo mundo está muito realizado. Porque estamos cumprindo com o nosso compromisso com a habitação”, comemorou a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação do município, Janice Ribeiro.
Para a construção das 50 casas do programa, o Município de Lucas do Rio Verde entrou com uma contrapartida através de doação do terreno, mão de obra e de toda a infraestrutura, como rede de água, esgoto e iluminação pública.
Terrenos do "Sonho Meu"
Além das casas, a Prefeitura entregou 180 terrenos para às famílias contempladas pelo "Sonho Meu", projeto que faz parte do "Programa Ser Luverdense Habitação". Cada terreno conta com infraestrutura básica, permitindo que as famílias iniciem a construção de suas casas. Assim como na primeira etapa dos 107 lotes entregues, o Município colocou à disposição dos selecionados dois projetos arquitetônicos para sua escolha, sendo opções com 2 quartos ou 3 quartos. Os terrenos terão metragem variada entre 160 m² e 180 m².
Programa Ser Luverdense Habitação
O grande destaque do evento foi o lançamento do projeto, que será executado pela construtora Pacaembu, para a construção de 2 mil novas moradias através do "Programa Ser Luverdense Habitação". Essa iniciativa faz parte de um grande plano habitacional que visa realizar o sonho da casa própria das pessoas que mais precisam em Lucas do Rio Verde.
As ações da Prefeitura têm um impacto significativo na comunidade local. Além de atender às necessidades básicas de moradia, os projetos habitacionais também geram emprego e renda, movimentando a economia.
Ao todo, as ações contemplam mais de 4 mil oportunidades de moradia com projetos habitacionais em Lucas do Rio Verde. São 50 casas em parceria com o Governo do Estado; 1.536 apartamentos do "Condomínio Águas do Cerrado"; mais 2.000 casas que serão construídas próximo ao bairro Jaime Seiti Fujii; 350 casas entregues do Residencial Vida Nova II e cerca de 300 lotes do "Projeto Sonho Meu", no qual a primeira etapa foi entregue em maio e a segunda nesta quinta.