Cuiabá, 11 de Novembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,77
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 16:00 - A | A

26 de Julho de 2024, 16h:00 A- A+

Política e Eleições / DEFINIDO

Janaina Riva recua da disputa e Doutor João será o primeiro secretário da Mesa Diretora do Legislativo Estadual de Mato Grosso

Esse atrito ao que tudo indica, seria uma prévia do do possível embate entre Janaina Riva e Mauro Mendes não eleições de 2026, onde ambos projetam disputar a eleição para a Senatória por Mato Grosso

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) recuou da disputa pela primeira-secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em reunião realizada nesta quinta-feira (25), no Palácio Paiaguás, após consenso entre osp arlamentares, ficou definido que o deputado Dr. João (MDB) é quem ocupará a vaga tão disputada.

Os parlamentares que haviam se comprometido com a deputada estadual Janaína Riva (MDB), para a primeira-secretaria, por conta da pressão do Palácio Paiaguás, para acabar de vez a possibilidade de disputa na eleição da Mesa Diretora. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Dr. João teve seu nome colocado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho. A ideia é evitar uma disputa interna para a definição da primeira-secretaria.

Os deputados Beto Dois a Um (União), Dilmar Dal'Bosco (União) e Carlos Avalonne (PSDB) também teriam aceitado a indicação de Dr. João para o cargo, recuando de suas candidaturas para a 1ª Secretaria. Agora, o nome do médico será apresentado ao deputado Max Russi (PSB), que é o candidato de consenso para presidir o Legislativo na sucessão de Eduardo Botelho (União).

Os deputados vão eleger a nova Mesa Diretora na primeira semana de agosto, após o retorno do recesso legislativo. A primeira sessão ordinária, pós recesso  ocorrerá no dia 7 de agosto. A antecipação da eleição da nova Mesa Diretora foi garantida com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

As inscrições da chapa ocorrerão entre o dia 2 e 5 de agosto. E a eleição acontecerá na sessão do dia 7 com voto secreto.

Assim, o MDB continua com a indicação para um dos cargos mais cobiçados da Mesa Diretora, que administrará o orçamento de R$ 800 milhões da Assembleia Legislativa durante o próximo biênio.

 

Esse atrito ao que tudo indica, seria uma prévia do do possível embate entre Janaina Riva e Mauro Mendes não eleições de 2026, onde ambos projetam disputar a eleição para a Senatória por Mato Grosso.

 

 

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation