ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) recuou da disputa pela primeira-secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Em reunião realizada nesta quinta-feira (25), no Palácio Paiaguás, após consenso entre osp arlamentares, ficou definido que o deputado Dr. João (MDB) é quem ocupará a vaga tão disputada.
Os parlamentares que haviam se comprometido com a deputada estadual Janaína Riva (MDB), para a primeira-secretaria, por conta da pressão do Palácio Paiaguás, para acabar de vez a possibilidade de disputa na eleição da Mesa Diretora.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Dr. João teve seu nome colocado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho. A ideia é evitar uma disputa interna para a definição da primeira-secretaria.
Os deputados Beto Dois a Um (União), Dilmar Dal'Bosco (União) e Carlos Avalonne (PSDB) também teriam aceitado a indicação de Dr. João para o cargo, recuando de suas candidaturas para a 1ª Secretaria. Agora, o nome do médico será apresentado ao deputado Max Russi (PSB), que é o candidato de consenso para presidir o Legislativo na sucessão de Eduardo Botelho (União).
Os deputados vão eleger a nova Mesa Diretora na primeira semana de agosto, após o retorno do recesso legislativo. A primeira sessão ordinária, pós recesso ocorrerá no dia 7 de agosto. A antecipação da eleição da nova Mesa Diretora foi garantida com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).
As inscrições da chapa ocorrerão entre o dia 2 e 5 de agosto. E a eleição acontecerá na sessão do dia 7 com voto secreto.
Assim, o MDB continua com a indicação para um dos cargos mais cobiçados da Mesa Diretora, que administrará o orçamento de R$ 800 milhões da Assembleia Legislativa durante o próximo biênio.
Esse atrito ao que tudo indica, seria uma prévia do do possível embate entre Janaina Riva e Mauro Mendes não eleições de 2026, onde ambos projetam disputar a eleição para a Senatória por Mato Grosso.