Cuiabá, 18 de Maio de 2024
DÓLAR: R$ 5,11
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sexta-feira, 03 de Maio de 2024, 08:05 - A | A

03 de Maio de 2024, 08h:05 A- A+

Política e Eleições / AJUDA HUMANITÁRIA

Governador Ronaldo Caiado envia força-tarefa com carros e caminhão para Rio Grande do Sul

“Declaro aqui toda nossa solidariedade aos gaúchos. Contem com o estado de Goiás e com a solidariedade do povo goiano”, disse Caiado

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, determinou nesta quinta-feira (2) o envio de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul, que enfrenta as consequências de um desastre hidrológico. A força-tarefa parte na madrugada desta sexta-feira (3) com 21 profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), distribuídos em cinco viaturas, um caminhão, quatro embarcações e quatro cães.

“Declaro aqui toda nossa solidariedade aos gaúchos. Contem com o estado de Goiás e com a solidariedade do povo goiano”, disse Caiado nas redes sociais.

As equipes são formadas por 13 especialistas em salvamento em áreas deslizadas e colapsadas, quatro mergulhadores de segurança pública e quatro binômios com cães de resgate. Eles chegam a Porto Alegre, capital do estado, onde vão integrar as ações do Conselho Nacional dos Corpo de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) que, atualmente, é presidida pelo comandante do CBMGO, coronel Washington Luiz Vaz Júnior.

Segundo o comandante, a ida ao Rio Grande do Sul faz parte da empatia e profissionalismo dos homens e mulheres da corporação diante da catástrofe em nível nacional.

“O Corpo de Bombeiros do Estado de Goiás não medirá esforços para apoiar, em todos os aspectos, a população sulista atingida nesta horrível catástrofe”, explicou o comandante.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Gestão de crise

A viagem dos goianos está sendo coordenada pelo Gabinete de Gestão de Crise montado no Comando Geral do CBMGO para auxiliar as ações da Ligabom. Em Goiás, o gabinete é responsável por gerir a distribuição de equipes e recursos de todo o país. O gabinete é formado pelo CBMGO, Defesa Civil e Batalhão de Operações, Proteção Ambiental e Resposta a Desastres.

Ainda há a possibilidade do envio de mais profissionais e veículos de apoio técnico, ações que estão sendo definidas em colaboração com a prefeitura de Porto Alegre e da Ligabom.

Além das equipes do Corpo de Bombeiros locais, o Rio Grande do Sul já conta com a colaboração de bombeiros de Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Estão em deslocamento, além de Goiás, equipes de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e do Rio de Janeiro.

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO