Cuiabá, 20 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 02 de Maio de 2024, 16:04 - A | A

02 de Maio de 2024, 16h:04 A- A+

Política e Eleições / VALORIZAÇÃO DAS CARREIRAS

Deputada propõe PL que busca indenizar policiais feridos em serviço que precisam se afastar das funções

O projeto prevê ainda que os recursos para o pagamento da verba indenizatória deverão ser previstos no orçamento anual do Estado

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou na sessão ordinária desta última terça-feira (30.04), projeto de lei que dispõe sobre o pagamento de Verba Indenizatória aos Policiais Civis, Policiais Militares, Policiais Penais e Bombeiros de Mato Grosso feridos no exercício de suas funções durante o período em que ficarem afastados para tratamento.

Consta do projeto que a verba indenizatória mensal deverá ser correspondente a um percentual fixo do salário base do profissional. O valor exato deverá ser determinado por regulamentação específica e a concessão se dará por meio comprobatório de laudos médicos oficiais e documentos emitidos pelas instituições responsáveis.

O projeto prevê ainda que os recursos para o pagamento da verba indenizatória deverão ser previstos no orçamento anual do Estado, destinados especificamente aos órgãos e instituições responsáveis pela segurança pública.

“Apresentei este projeto de lei com a coautoria dos deputados Eduardo Botelho e Elizeu Nascimento com o intuito de reconhecer e valorizar os policiais civis, policiais militares, policiais penais e bombeiros de Mato Grosso, que arriscam suas vidas diariamente para garantir a segurança da população e do patrimônio público. Ao assegurar uma verba indenizatória a esses profissionais, buscamos proporcionar uma compensação pelos danos físicos e psicológicos sofridos, além de minimizar as dificuldades financeiras enfrentadas durante o período de recuperação. No cumprimento de suas atribuições, muitas vezes se deparam com situações de risco extremo, colocando em perigo suas próprias vidas”, explica e finaliza a parlamentar.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation