ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi recebido pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, na última quinta-feira (06), em Assunção, para reforçar o acordo de cooperação entre o Brasil e aquele país no combate ao crime organizado. Durante o encontro, Lewandowski e Peña formalizaram a ampliação de troca de informações entre da duas nações.
“Hoje, completamos dois novos acordos importantíssimos: um que diz respeito ao roubo de carros e outro sobre o tráfico de pessoas”, disse o ministro.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Diante de Peña e de autoridades dos dois países, Lewandowski destacou a importância da cooperação internacional. “A segurança pública é um fator absolutamente importante para a economia. É um insumo para a produção tanto quanto a energia elétrica, porque onde não há segurança pública, não há investimento interno e não há investimento internacional”, enfatizou.
“Brasil e Paraguai, agora, estarão juntos, caminharão lado a lado. Vamos combater com muita energia o crime organizado, a lavagem de dinheiro e, sobretudo, as ilegalidades que possam prejudicar as duas economias. E, certamente, o Brasil e o Paraguai haverão de trilhar caminhos convergentes, na medida em que o crescimento econômico do Brasil representará também o crescimento econômico do Paraguai”, finalizou Lewandowski.
Novos acordos
Para o combate ao furto, roubo de carros e apropriação indébita de veículos no Brasil, que têm o Paraguai como um dos destinos, será criado um grupo de trabalho dedicado ao assunto. O objetivo é o intercâmbio de informações, o desenvolvimento de estratégias conjuntas e a coordenação de operações específicas para enfrentar essas atividades ilícitas, fortalecendo a segurança e a eficácia das ações policiais na região.
Em relação ao enfrentamento ao tráfico de pessoas, será formado um grupo de trabalho sobre a temática, com ênfase na proteção a mulheres e crianças. O objetivo é a troca de informações, a elaboração de políticas públicas e a coordenação de operações específicas para combater esse tipo de violação dos direitos humanos, fortalecendo a capacidade de prevenção e repressão ao crime na região.
Acordos reforçados
Os outros acordos que foram reforçados e estão em andamento:
- Cooperação Bilateral em Estratégias de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla);
- Acordo de Cooperação entre a Direção Nacional de Imigração do Paraguai e a Polícia Federal do Ministério de Justiça e Segurança Pública do Brasil;
- Operação Nova Aliança (ações de combate ao narcotráfico e à criminalidade organizada);
- Capacitação de Agentes de Imigração em Prevenção de Delitos Transfronteiriços;
- Coordenação de Estratégias Integradas entre Paraguai e Brasil sobre Comandos Bipartites na Fronteira;
- Grupo de Trabalho Bilateral em Assuntos Penitenciários;
- Grupo de Trabalho Bilateral Para Fortalecer Iniciativas de Combate ao Tráfico de Armas;
- Grupo de Investigações Sensíveis Vinculado ao Comando da Polícia Nacional do Paraguai (PNP);
- Fomento da Cooperação Policial no mbito do Mercosul Mediante a Criação de Equipes Conjuntas de Investigação;
- Cooperação Bilateral Para o Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Crime Organizado;
- Capacitação em Análise e Investigação Financeira para o Combate à Lavagem de Ativos e ao Crime Organizado;
- Intercâmbio de Conhecimentos sobre Técnicas de Investigação e Legislação para o Combate ao Crime Organizado;
- Gestão e Destinação de Bens Apreendidos no mbito da Luta contra o Crime Organizado;
- Doação de Helicópteros para Combate ao Narcotráfico.