Cuiabá, 15 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,56
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 15 de Julho de 2025, 14:00 - A | A

15 de Julho de 2025, 14h:00 A- A+

Geral / VEJA OS VÍDEOS

Início das inscrições do 'Casa Cuiabana' causa aglomeração na Prefeitura de Cuiabá

Apesar da possibilidade de cadastro online com chances iguais no sorteio, centenas de pessoas passaram a noite em frente à Prefeitura para garantir atendimento presencial

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O início das inscrições para o programa habitacional Casa Cuiabana gerou grande movimentação na manhã desta terça-feira (15), com longas filas se formando em frente à sede da Prefeitura de Cuiabá.

Desde a noite anterior, centenas de pessoas ocuparam a calçada na tentativa de garantir uma vaga no cadastro presencial, mesmo com a possibilidade de realizar o procedimento pela internet, sem necessidade de ordem de chegada.

A secretária de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá, Michelle Dreher, explicou que todas as inscrições feitas até o dia 19 de setembro de 2025 — tanto presenciais quanto online — terão as mesmas chances no sorteio público que definirá os contemplados. Segundo ela, não há vantagem alguma em chegar mais cedo.

“Conversamos com as pessoas que passaram a noite aqui para explicar que isso não é necessário. A seleção não considera a ordem de chegada. Quem se cadastrar hoje ou no último dia, 19 de setembro, terá as mesmas chances”, afirmou Dreher. Ela também destacou que novos sorteios ocorrerão ao longo dos próximos três anos, conforme a liberação de novas unidades habitacionais.

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

Para facilitar o processo, o município disponibilizou a plataforma HabitaNet, acessível pelo site oficial da Prefeitura. O atendimento presencial, no entanto, seguirá acontecendo a partir das 8h com a distribuição de 200 senhas diárias - 150 para o público geral e 50 preferenciais - na Secretaria de Habitação. Outras 100 senhas (75 comuns e 25 preferenciais) serão distribuídas na Secretaria da Mulher, que atende exclusivamente o público feminino.

Alerta sobre golpes

Michelle Dreher também fez um alerta à população sobre a circulação de informações falsas nas redes sociais. "Não existe venda de senha, e o link ainda não está disponível, mas estará online em breve. Se tiver dúvida, entre no site da Prefeitura de Cuiabá; o link estará lá, porque há alguns links falsos sendo divulgados por aí. As senhas são entregues gratuitamente", advertiu.

Documentação obrigatória

Para efetuar o cadastro, os interessados devem apresentar documentos originais e cópias simples, que serão autenticadas no local. Entre os documentos exigidos estão o RG, CPF, comprovante de renda, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço e declaração de que não possui imóvel em seu nome. Para famílias em situação de vulnerabilidade, laudos médicos, declarações de acompanhamento socioassistencial e outros documentos específicos também são exigidos.

Critérios de seleção e restrições

Não poderão participar pessoas que já tenham sido beneficiadas por programas habitacionais do município ou que possuam imóvel residencial próprio. A renda familiar bruta deve ser de, no máximo, R$ 2.850,00 mensais.

A seleção dos beneficiários será feita por sorteio, com base em critérios de prioridade estabelecidos nacionalmente, como famílias chefiadas por mulheres, pessoas negras, com deficiência, idosos, crianças ou adolescentes, doenças graves, vítimas de violência doméstica, indígenas, quilombolas e moradores de áreas de risco.

A lista dos sorteados será divulgada no site da Prefeitura de Cuiabá e na Gazeta Municipal.

Acompanhe o vídeo:

 

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation