STEPHANIE ALVES
DO METRÓPOLES
O clássico entre Atlético de Madrid e Real Madrid pela 8ª rodada do Campeonato Espanhol netste domingo (29/9) foi interrompido no início do segundo tempo por uma confusão que teve início na arquibancada. No momento, os visitantes venciam a partida por 1 x 0, gol marcado por Eder Militão.
Os times foram retirados de campo e voltaram ao vestiário, como determina o protocolo de segurança UEFA. Objetos, como isqueiros e sacolas plásticas, foram arremessados no gramado próximo ao gol de Courtois, do Real. Ele também defendeu as cores do Atlético por 3 temporadas.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O técnico Diego Simeone foi até a beira da arquibancada pedir calma aos torcedores da casa. Após cerca de 15 minutos, a partida foi retomada.
Mascarados
Na confusão, a transmissão da partida flagrou torcedores do Atlético de Madrid usando máscaras no local do tumulto. Não foi possível identificar se houve algum ato racista, conforme pedidos feitos nas redes sociais.
Durante a semana, a torcida da equipe mandante iniciou campanha nas redes sociais com alvo definido: o atacante brasileiro. O objetivo era incentivar que os criminosos usassem máscaras para cometer atos racistas e dificultar a identificação por parte das autoridades. Uma campanha foi criada nas redes sociais com uso de uma hashtag.
Preocupada com os possíveis desdobramentos, a La Liga prometeu punições severas. No sábado, véspera da partida, a entidade informou que pretende adotar política de tolerância zero com eventuais casos de racismo, especialmente contra Vini. Jr. Prometeu pedir a prisão imediata e denunciar formalmente indivíduos “instigadores de uma campanha de ódio que busca promover atos racistas e vexatórios”.