Cuiabá, 02 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Quarta-feira, 02 de Julho de 2025, 15:58 - A | A

02 de Julho de 2025, 15h:58 A- A+

Polícia / SAIBA COMO EVITAR

Golpe do "Falso Advogado": OAB de Mato Grosso e Polícia Civil alertam população; veja vídeo

Criminosos se passam por profissionais do Direito para aplicar fraudes; ações conjuntas visam prevenção e orientação

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Com o aumento dos casos envolvendo estelionatários que se passam por advogados, a OAB-MT e a Polícia Civil estão trabalhando em conjunto para alertar e proteger a população de Mato Grosso. O chamado Golpe do Falso Advogado utiliza nomes reais de profissionais da advocacia e informações processuais para convencer vítimas a realizar pagamentos indevidos.

A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, explica que os criminosos criam uma falsa sensação de legitimidade ao usarem dados reais, normalmente obtidos de forma superficial, e entram em contato com as vítimas por meio de ligações ou mensagens. “Eles cobram supostos honorários ou taxas com urgência, induzindo o pagamento por meio de pressão psicológica”, afirma.

COMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)

O delegado Vinícius Nazário alerta para o comportamento comum dos golpistas: abordagens rápidas, urgentes e com tom intimidador. “Sempre desconfie de cobranças inesperadas e verifique a informação diretamente com a OAB ou o advogado em questão”, recomenda.

A OAB-MT reitera que advogados não fazem solicitações de pagamento por mensagens e que toda a verificação profissional pode ser feita no site da entidade. Consultar o número da OAB e validar procurações são passos essenciais para evitar prejuízos.

A cooperação entre as instituições mostra como a união de esforços pode ajudar a conter fraudes e preservar a credibilidade da advocacia, em um cenário cada vez mais vulnerável a crimes digitais.

Acompanhe o vídeo:

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation