Cuiabá, 21 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,45
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Terça-feira, 21 de Maio de 2024, 10:21 - A | A

21 de Maio de 2024, 10h:21 A- A+

Saúde / BENEFÍCIOS

Chia: O que acontece com o corpo se você comer todo dia

A chia possui nutrientes e fibras que trazem uma série de benefícios à saúde. Nutricionista explica se pode consumir a semente todos os dias

RAVENNA ALVES
DO METRÓPOLIS

chia é uma semente que possui alto teor de gorduras saudáveis, vitaminas, proteínas e minerais. Entre outros benefícios, o consumo regular do alimento contribui para a saúde intestinal, o controle do peso e diminuição dos níveis de colesterol ruim.

Além disso, a chia é rica em fibras que, ao entrar em contato com líquidos no estômago, formam um gel que retarda a digestão dos alimentos, aumentando a sensação de saciedade por mais tempo.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

O nutricionista Gustavo Carvalho, que atende em Brasília, afirma que uma a duas colheres de sopa de chia podem ser consumidas todos os dias.

“A chia é um componente seco e a hidratação dela ajuda bastante na absorção. Quando hidratada, a semente apresenta uma composição gelatinosa no nosso estômago, por isso ajuda bastante no controle do apetite e é associada com a perda de peso”, explica o nutricionista.

O profissional esclarece que a chia deve ser incluída na rotina como qualquer outra fibra e pode ser adicionada a saladas, cuscuz, iogurte ou outros alimentos.

Confira benefícios da chia para o corpo:

1 – Controle da glicose

Por seu alto teor de fibras, a chia desacelera a absorção de carboidratos, ajudando a regular os níveis de glicemia no sangue e prevenindo a resistência à insulina e a diabetes. Além disso, a semente auxilia no controle da glicose em pessoas que já têm diabetes.

2 – Perda de peso

As fibras presentes na chia aumentam a sensação de saciedade ao retardar a digestão dos alimentos. Dessa forma, eles permanecem mais tempo no estômago, prolongando a sensação de saciedade após as refeições.

3 – Previne o envelhecimento precoce

A semente atua contra o envelhecimento precoce, reduzindo o impacto dos radicais livres no organismo. As moléculas podem danificar a estrutura de diversas células corporais.

4 – Fortalece o sistema imunológico

A chia é rica em zinco, um mineral com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A substância é essencial para a formação e função das células imunológicas, além de facilitar a cicatrização de feridas.

5 – Prevenção de doenças cardiovasculares

Rica em ômega-3 e ômega-6, gorduras saudáveis com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a prevenir a oxidação das células de gordura, a chia ajuda a regular os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

A semente também contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e insuficiência cardíaca.

Pode ser consumida por crianças e idosos?

O nutricionista explica que a chia não possui nenhum tipo de restrição relacionada à idade. A recomendação é ter cuidado com a quantidade e, para idosos, a preferência é que a chia seja hidratada. Para este público, fibras em quantidades exageradas, com pouca água, podem causar ressecamento intestinal.

 

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO