Cuiabá, 11 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,62
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Saúde Segunda-feira, 30 de Setembro de 2024, 17:13 - A | A

30 de Setembro de 2024, 17h:13 A- A+

Saúde / NO BRASIL

Anvisa mantém proibição do uso de produtos à base de fenol

Publicação feita no Diário Oficial nessa sexta (27/9) proibe o fenol de forma preventiva e por tempo indeterminado

JULIANA CONTAIFER
DO METRÓPOLES

Em publicação feita no Diário Oficial da União nessa sexta (27), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) manteve o veto à proibição da importação, manipulação, fabricação, comercialização, propaganda e uso de produtos à base de fenol. A medida é de caráter preventivo e por tempo indeterminado.

A substância foi proibida em junho, depois que o empresário Henrique da Silva Chagas, de 27 anos, morreu em São Paulo após passar por um peeling de fenol. A substância química é cáustica, e usada para tratar manchas na pele, cicatrizes e rugas.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A decisão da Anvisa vai contra um pedido do CFM, que em julho encaminhou um ofício pedindo a liberação do fenol com a justificativa que ele é seguro para tratamento de alguns tipos de câncer, hemorroidas internas, controle de sangramentos e manejo de dores crônicas. A agência reguladora ainda está analisando evidências científicas para tomar uma decisão oficial a longo prazo.

Ainda podem ser comercializados alguns produtos que têm fenol em sua composição e já foram analisados e regularizados pela Anvisa. A maioria é usada em laboratórios de análises clínicas.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation