PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Nesta terça-feira (20), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Sérgio Ricardo, anunciou o início de uma auditoria nos radares de Cuiabá e Várzea Grande para combater o que ele denomina ‘indústria da multa’.
A fiscalização avaliará tanto a localização dos equipamentos quanto a atuação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) na supervisão desses radares. Além disso, o conselheiro alertou para o uso de inteligência artificial pelas empresas operadoras, que estariam monitorando o comportamento dos motoristas na região.
"Iniciamos uma auditoria em Cuiabá e Várzea Grande. Sempre fui um crítico da situação como ela é. E, ela é uma indústria de multa e sempre foi. A auditoria vai verificar onde estão esses radares, quanto em quanto tempo é feita a aferição pelo Inmetro", declarou o conselheiro. "Dinheiro de multa, ele tem que ser aplicado na educação do trânsito, e não como é hoje, uma indústria de multa, é uma captação de dinheiro. É um sistema totalmente sem fiscalização e sem normativa”, afirmou o presidente-conselheiro", completou.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Sérgio Ricardo destacou a importância dos radares, especialmente próximos às escolas, onde o trânsito de crianças é intenso e o risco de acidentes é maior. No entanto, ele reforçou que esses equipamentos precisam passar por fiscalização para garantir que atendam aos padrões mínimos estabelecidos pelo Inmetro.
“Existem alguns lugares, frente de escola, por exemplo, isso tem que ser preservado, porque é preservar vidas”, completou.
O conselheiro também alertou para o uso de inteligência artificial pelas empresas que operam os radares, que estariam monitorando o comportamento dos motoristas em Cuiabá e Várzea Grande.
“Eu tenho inúmeras denúncias, de duplicação de multas, fabricação de multas. E a indústria, o que ela faz? Você passa numa determinada rua, daqui a pouco ela sabe que você passa todo dia lá. É inteligência artificial, ela sabe onde você mora. Eles têm todas as informações, o Detran passa a placa, eles sabem se você pagou IPVA, se não pagou, eles sabem tudo. Então, daqui a pouco eles começam a produzir multa pra você”, afirmou.
Outro foco da auditoria é identificar quanto está sendo arrecadado com os radares e como esse dinheiro está sendo utilizado. De acordo com o conselheiro Sérgio Ricardo, os recursos das multas devem ser direcionados para ações de educação no trânsito.
“O TCE vai ver onde está indo o dinheiro, como é que esses radares estão funcionando, o número de aplicação de multas, o valor arrecadado mensalmente. Eu, Sérgio Ricardo, não tenho dúvida nenhuma que existe muita irregularidade, sei da duplicação de multa, fabricação de multa”, concluiu o presidente.