Cuiabá, 04 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,41
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Segunda-feira, 22 de Julho de 2024, 08:30 - A | A

22 de Julho de 2024, 08h:30 A- A+

Política e Judiciário / VIOLARAM PRINCÍPIOS

Presidente do STF ministro Barroso mantém processo de privatização da Sabesp

Partido dos Trabalhadores contesta, entre outros pontos, valor fixado para a venda de ações

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou ação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a lei que autorizou a privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1182 foi distribuída ao ministro Cristiano Zanin.

O presidente do Supremo, ministro Luís Roberto Barroso, explicou que as supostas irregularidades alegadas no processo de privatização dependeriam da produção de provas, o que não é possível na via processual utilizada pelo partido.

O partido alega que a Lei Estadual 17.853/2023 e diversos atos do Conselho de Administração da Sabesp e do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização, que serviram de base para o avanço do processo de privatização, violaram princípios como o da competitividade e da economicidade.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Entre os pontos questionados, o PT argumenta que a venda da estatal está sendo feita a único concorrente, que ofereceu R$ 67 por ação, preço que seria abaixo do mercado, e essa situação pode resultar em lesão ao erário e à depreciação do patrimônio público. Sustenta ainda que o preço mínimo está sob sigilo e será divulgado somente após a venda das ações, na próxima segunda-feira (22). “Ao não divulgar o valor mínimo e aceitar o preço ofertado afirmando como superior a esse mínimo, o governo estadual favoreceu inequivocamente o único competidor na disputa para ser acionista de referência e comandar a gestão da Sabesp”, afirma.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation