Cuiabá, 18 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,50
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025, 16:40 - A | A

27 de Janeiro de 2025, 16h:40 A- A+

Política e Judiciário / RELAÇÕES EXTERIORES

Lula conversa por telefone com presidente da Federação Russa Vladimir Putin e tratam de temas da agenda global e bilateral

Putin expressou apoio à presidência brasileira do BRICS e indicou disposição de seguir trabalhando no avanço de iniciativas em favor da facilitação do comércio e dos investimentos entre os membros e em outras áreas

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (27), às 10h30, por telefone, com o presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, para tratar de temas da agenda global e bilateral.

Lula expressou sua preocupação com o cenário internacional e reafirmou o compromisso do Brasil com a promoção da paz. Putin agradeceu a contribuição de atores como o Brasil para a busca de uma solução para o conflito na Ucrânia e demonstrou interesse pelos trabalhos do Grupo de Amigos da Paz, lançado pelo Brasil e pela China na ONU em setembro passado. Os dois mandatários acordaram seguir em permanente contato sobre esse tema.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O presidente russo cumprimentou o Brasil pelo lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza durante a presidência brasileira do G20, recordando que a Rússia foi um dos primeiros países a aderir à iniciativa. Sugeriu, ainda, a retomada da Comissão Bilateral de Alto Nível entre os dois países.

Putin expressou apoio à presidência brasileira do BRICS e indicou disposição de seguir trabalhando no avanço de iniciativas em favor da facilitação do comércio e dos investimentos entre os membros e em outras áreas. Ambos saudaram o ingresso da Indonésia como membro pleno do BRICS.

O presidente Lula agradeceu o convite russo para a comemoração, em Moscou, dos 80 anos da vitória na Segunda Guerra Mundial, em 9 de maio, e indicou intenção de comparecer. O presidente russo ressaltou que se encontrava hoje em São Petersburgo para a celebração dos dos 80 anos do fim do cerco a Leningrado. Demonstrou satisfação com perspectiva de receber o presidente brasileiro e fortalecer o relacionamento entre o Brasil e a Rússia.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation