PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Exonerado em 14 de março deste ano, o delegado Eric Márcio Fantin (PL) protocolou junto ao Palácio Paiaguás um pedido de reconsideração da decisão que o afastou do cargo na Polícia Civil de Mato Grosso. Em despacho datado de 12 de maio, o governador Mauro Mendes (União) determinou o envio do recurso à Procuradoria Geral do Estado (PGE), para emissão de parecer técnico sobre a solicitação.
Fantin ainda se encontrava em fase de estágio probatório - requisito obrigatório para servidores recém-empossados - quando teve seu desempenho avaliado pela Comissão Permanente de Avaliação de Estágio Probatório. No relatório final, a comissão concluiu que ele não demonstrou aptidão para as funções delegadas, recomendando sua exoneração.
ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Durante o período em que exerceu suas funções, especialmente na delegacia de Brasnorte, Fantin foi alvo de seis sindicâncias administrativas instauradas pela Corregedoria da Polícia Civil, entre outubro de 2022 e novembro de 2024. Entre as investigações, ganhou repercussão o vazamento de conversas e vídeos íntimos, em que o então delegado negociava programa sexual com uma acompanhante durante o expediente.
Além da carreira policial, Fantin ingressou na política pelo PL e foi candidato a prefeito de Brasnorte em 2024, sendo derrotado por Edelo Ferrari (União) por apenas 155 votos. Agora, o ex-delegado agora aguarda o parecer da PGE na tentativa de reverter sua exoneração e retomar o posto na segurança pública estadual.