Cuiabá, 01 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,45
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024, 15:07 - A | A

22 de Fevereiro de 2024, 15h:07 A- A+

Política e Judiciário / SEGURANÇA

Deputado Coronel Assis defende total rigor em enfretamento às facções criminosas em evento nacional de segurança pública

O deputado federal Coronel Assis ministrou uma palestra de abertura do 1º Encontro dos Presidentes de Entidades de Oficiais Militares do Centro-Oeste, na manhã desta quinta-feira (22), em Goiânia

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na manhã deta quinta-feira (22), o deputado federal Coronel Assis (União-MT) ministrou uma palestra de abertura do 1º Encontro dos Presidentes de Entidades de Oficiais Militares do Centro-Oeste, em Goiânia (GO). O parlamentar tratou sobre a experiência de El Salvador no enfrentamento ao crime organizado e defendeu que o Brasil precisa de “total rigor” para enfrentar o terrorismo praticado pelas facções criminosas. 

“Em um evento desta magnitude, na qual os representantes de entidades de Oficiais Militares de todo o Centro-Oeste e de diversas partes do país estão reunidos para debater segurança pública, minha proposta é que precisamos ter coragem de enfrentar o crime organizado com total rigor e de forma integrada entre os três poderes. Assim como aconteceu em El Salvador, precisamos ter a coragem de tratar os criminosos como terroristas e puni-los como eles merecem”, avalia o deputado Coronel Assis. 

O parlamentar, que além da experiência de quase trinta anos enfrentando a violência e crime organizado em Mato Grosso seja como comandante do Bope, do Gefron e como Comandante-Geral da Polícia Militar de MT, narrou a experiência vivida por El Salvador, que sob a liderança do presidente Nayib Bukele, conseguiu neutralizar o domínio das facções criminosas no país.

Em dezembro de 2023, Assis integrou a comitiva de deputados da Câmara Federal em missão oficial ao país da América Central para conhecer de perto as estratégias adotas para o enfrentamento das facções. Uma das visitas feitas foi ao Centro de Confinamento de Terrorismo, um presídio de segurança máxima com capacidade para 40 mil presos, e onde cumprem pena os chamados “pandilleros”. 

Após as medidas adotadas por Bukele, o índice de mortalidade que era de 100 para cada 100 mil habitantes caiu para 7,8, redução que aconteceu em pouco mais de um ano de esforços.

“Bukele foi tão assertivo em sua política contra o crime organizado e contra a corrupção, que no mês passado foi reeleito com 80% dos votos, o que demonstra que a população está do lado de quem quer promover a paz por meio do combate aos criminosos da forma que precisa ser feita, e tenho certeza que as forças de segurança estão prontas para agir”, defende o deputado.  

O encontro segue com programação até esta sexta-feira (23) e é uma realização da Associação dos Oficiais da Polícia Militar de Goiás.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation