PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Menos de uma semana após solicitar a exoneração da secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena, a vereadora Maysa Leão (Republicanos) recuou de sua posição inicial.
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última quinta-feira (3), a parlamentar usou a tribuna para denunciar as condições críticas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro.
Na ocasião, Maysa apresentou um vídeo gravado durante uma fiscalização feita na noite anterior (2), que revelou cenas de superlotação, pacientes internados em cadeiras improvisadas, idosos dormindo em cadeiras quebradas e um cenário geral de abandono. “A saúde pública de Cuiabá está na UTI”, declarou.
COMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
Durante entrevista à imprensa, a vereadora criticou duramente a gestão da saúde municipal e defendeu a substituição da titular da pasta. “Passou da hora de trocar a secretária. Passou da hora desse protecionismo à secretária. Não tenho nada contra a Lúcia, mas ela já demonstrou, em seis meses, que gestão não é o seu forte”, afirmou.
Maysa também denunciou a falta de estrutura mínima para os atendimentos. “Vamos comprar maca decente? Tem gente dormindo em papelão. Tem paciente nas enfermarias dormindo em cadeira de praia. Uma mulher vai morrer de câncer porque não teve acesso a um exame básico de colo de útero”, completou.
Entretanto, na manhã desta terça-feira (8), Maysa informou que se reuniu com a secretária Lúcia Helena, pediu desculpas pessoalmente e também reforçou o pedido publicamente à imprensa.
“Eu tive um contato muito bom com a secretária Lúcia, inclusive falei para ela: 'Lúcia, te peço desculpas' e falo aqui para a imprensa por ter dito que a senhora não é uma boa gestora, porque eu não sei que percalços a senhora está passando e que liberdade e abertura a senhora tem para gerir Cuiabá. Então eu me coloco à disposição, ao invés de criticá-la como gestora, e dizer: ‘Estou aqui para ajudar’, declarou Maysa.
Além disso, a vereadora relatou ter conseguido auxílio para uma paciente oncológica em estado grave, que havia sido mencionada em sua denúncia anterior. Segundo ela, a paciente foi transferida graças ao apoio da Central de Regulação e de um médico voluntário.
“A ajuda não veio de dentro da Secretaria Municipal de Saúde, mas conseguimos por meio da Central de Regulação e de um médico que nos procurou”, contou.
Maysa afirmou ainda que pretende manter o diálogo com a secretária e com profissionais da saúde, e reforçou seu compromisso em colaborar com a melhoria do sistema de saúde pública da capital.
Veja também: Maysa Leão denuncia caos na UPA Morada do Ouro: "Não sou contra o prefeito, sou contra as UPAs lotadas por dentro"