Cuiabá, 11 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,63
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quarta-feira, 25 de Setembro de 2024, 07:40 - A | A

25 de Setembro de 2024, 07h:40 A- A+

Política e Eleições / "ATO IMPORTANTE"

Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso inicia carga e lacre das urnas para Eleições 2024

Esse é o momento em que são colocados os dados da seção, da escola, do eleitorado e das candidaturas que irão concorrer no dia da votação

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) deu início, na manhã de terça-feira (17), à cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas da 39º Zona Eleitoral de Cuiabá. No total, são 350 urnas que receberão os dados do local de votação e das candidaturas concorrentes. Essa etapa tem previsão de conclusão até às 18 horas.

Confore explicou a juíza eleitoral da 39º ZE, Suzana Guimarães Ribeiro, esse procedimento é mais uma fase do processo eleitoral. “É um ato importante, no qual colocamos os nomes dos candidatos, candidatas e dos eleitores e eleitoras nas urnas eletrônicas, e realizamos o procedimento de fechamento da urna”. Mas, antes do fechamento, é feita também a auditoria, momento para verificar se não tem nenhum voto dentro da urna. Após a verificação, é realizado o lacre. 

 Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL 

A cerimônia, que é aberta ao público, convoca diversos tipos de representantes como de partidos políticos, da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público para assistirem e participarem do procedimento. Esses são agentes que podem assinar o lacre e atestar a segurança e inviolabilidade das urnas que serão utilizadas no dia 06 de outubro. Como destacou a juíza, a ocasião “é uma demonstração pública da lisura e da transparência do processo eleitoral”. 

Também participou e assinou os lacres a promotora eleitoral do Ministério Público, Marcia Borges Silva Campos Furlan. “Estamos aqui acompanhando e fiscalizando também, esse é o papel do MP dentro das eleições e não poderíamos deixar de participar de um momento tão importante para a cidadania”, afirmou.  

Como explicou o técnico de urna Mauro Fukuhara, o procedimento em cada urna é rápido e dura em torno de 15 a 20 minutos. No entanto, como são muitas urnas, todo o processo dura cerca de seis horas. Após o término dessa etapa, as urnas são guardadas, até o dia 1º de outubro, data em que é realizada novamente uma conferência das urnas. 

 

Com as urnas conferidas, o TRE-MT prepara a logística de envio para os locais de votação. Em Cuiabá, as urnas são enviadas um dia antes do pleito, ou seja, 05 de outubro. 

 

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation