Cuiabá, 12 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,41
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 03 de Junho de 2024, 13:50 - A | A

03 de Junho de 2024, 13h:50 A- A+

Política e Eleições / EVENTO EM CÁCERES

Tribunais em Ação: participantes ressaltam parceria com municípios e fortalecimento da gestão pública

Realizado em Cáceres, o encontro reuniu centenas de pessoas para debater sobre saúde, assistência social, educação, meio ambiente, sustentabilidade e segurança

DA REDAÇÃO

A aproximação, parceria e orientação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) junto à população e aos municípios, foram pontos de destaque entre os participantes da segunda edição do Tribunais em Ação. Realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Cáceres, o encontro reuniu centenas de pessoas para debater sobre saúde, assistência social, educação, meio ambiente, sustentabilidade e segurança.

Frisando a importância da parceria entre o TCE-MT e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o conselheiro-presidente, Sérgio Ricardo, lembrou da necessidade de dar voz aos municípios, para sanar as desigualdades no estado. “Os tribunais se uniram para discutir o que é que falta para melhorar nos 22 municípios que compõem a Região Sudoeste do estado. Discutir economia, meio ambiente, justiça e acessibilidade da população a todos esses serviços. Esse trabalho conjunto é para demonstrar como nós, enquanto instituições, estamos à disposição, de portas abertas e com desejo de ajudar, cumprindo o nosso papel de servir”.

O prefeito de Rio Branco, Luiz Carlos, viu no evento um motivo duplo de comemoração, já que a cidade que gere estava completando 71 anos no dia da abertura do Tribunais em Ação. “Eu fico muito contente com esse encontro, porque ele vem realmente nos beneficiar, nos ajudar, nos orientar, abrir a nossa mente. Estou muito contente com isso. Parabéns à organização e ao Tribunal que é nosso parceiro”.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Destacando os benefícios da relação entre as ações práticas e os trâmites administrativos, o secretário municipal de Infraestrutura e Logística de Cáceres, Demis Rogério Rodrigues Costa, não poupou elogios à ação dirigida pelos tribunais. “Muitas vezes a gente está envolvido nas ações práticas e a gente esquece da parte administrativa e é muito importante a gente saber como lidar com a parte administrativa, porque elas são concomitantes. Este é um evento muito importante para todos os gestores do município, principalmente para os secretários”.

O presidente da Câmara de Glória do Oeste, Nilton dos Santos, pontuou a sensibilidade dos tribunais, em levar seus serviços até os municípios do interior do Estado. “Ter esse debate com os gestores, com os vereadores, com a população, falar de temas tão importantes, para nós é um motivo de muito orgulho, muita satisfação, pelo fato de sermos uma Câmara pequena, longe da Capital. O Tribunal, vindo para perto das Câmaras Municipais, dá uma confiança a mais para que os presidentes possam desempenhar o seu papel, porque cada vez que o Tribunal se aproxima das Câmaras, a gente só tem a aprender”.

Funcionária do setor privado, a supervisora de empresa terceirizada que presta serviço para Prefeitura de Cáceres, Maria Marciel Batista, afirmou que se sentiu valorizada ao poder participar do Tribunais em Ação. “É a primeira vez que tem esse evento aqui em Cáceres e a gente se sente muito valorizado por isso. Viemos para aprender e ver no que podemos contribuir. Temos certeza de que essa ação vai melhorar nosso atendimento, pois aprendemos a fazer nosso trabalho evitando os erros”.

Estagiário da Controladoria Geral de Cáceres, Francisco Guilherme Salles da Silva viu no Tribunais em Ação a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. “É um momento de aprendizado e ao mesmo tempo nos permitiu ver a motivação dos nossos representantes com relação ao que foi tratado. Nossa participação foi no intuito de adquirir conhecimento, tendo em vista que nós estamos inseridos dentro da Controladora Geral do Município, então é muito importante para nós”.

A segunda edição dos Tribunais em Ação contou com mais de 800 inscritos e teve como objetivo o fortalecimento da interlocução com os municípios em prol da qualificação da administração pública e avanço na prestação de serviços à população. 

Vale destacar que o Programa, realizado pelo TCE-MT e TJMT, conta ainda com a parceria da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cáceres, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO