PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A situação da fome em Mato Grosso é crítica, com quase 700 mil pessoas cadastradas no Cadastro Único vivendo abaixo da linha da pobreza. Esse número representa 39% dos 1.733.561 inscritos no cadastro. Segundo o Painel de Monitoramento da Pobreza no Cadastro Único, 30 municípios estão em alta vulnerabilidade, 109 em média vulnerabilidade, e dois municípios, Barão de Melgaço e Nova Nazaré, apresentam indicadores ainda mais preocupantes, acima da alta vulnerabilidade.
Esses dados foram discutidos em uma reunião virtual realizada na quarta-feira (10), promovida pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico. Durante a reunião, promotores de Justiça alinharam medidas a serem adotadas em colaboração com os municípios, visando à implementação de políticas municipais de segurança alimentar e nutricional.
As medidas discutidas incluem a articulação com autoridades locais para desenvolver e fortalecer políticas públicas que garantam o acesso à alimentação adequada para as populações mais vulneráveis. A reunião também abordou a necessidade de promover ações coordenadas entre diferentes níveis de governo e entidades da sociedade civil para enfrentar de forma eficaz a insegurança alimentar no estado.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
O procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira destacou a gravidade da insegurança alimentar em Mato Grosso, ressaltando que é inadmissível que um estado conhecido como o celeiro do país, e líder na produção de soja, milho, algodão, e rebanhos bovino e suíno, enfrente um cenário tão alarmante de fome e pobreza. Ele enfatizou que essa questão foi priorizada no Planejamento Estratégico Institucional do Ministério Público e está sendo abordada por meio do projeto Cibus – Segurança Alimentar.
“Iniciamos com o projeto “Cibus – Você tem fome de quê?” e, agora, no novo ciclo do Planejamento Estratégico, a iniciativa vem com uma nova roupagem e priorizará o fomento à implantação da política de segurança alimentar e nutricional nos municípios. Compartilhamos com os promotores de Justiça o acesso ao portal estadual GEOSUAS e documentos oriundos da Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc) de onde extrai-se informações e orientações que podem auxiliar nos trabalhos a serem executados em cada município, com monitoramento das pessoas desassistidas dos benefícios socioassistenciais, tanto do governo federal, quanto do estadual”, ressaltou o procurador de Justiça.
O projeto Cibus visa combater a insegurança alimentar no estado, implementando medidas que garantam o acesso à alimentação adequada para a população vulnerável. Entre as ações do projeto, estão a fiscalização de programas de distribuição de alimentos, apoio a iniciativas de agricultura familiar e comunitária, e a promoção de políticas públicas que assegurem a segurança alimentar.
Importa destacar que o envolvimento do Ministério Público é crucial para garantir que as políticas e programas de segurança alimentar sejam implementados de forma eficiente e que os recursos sejam utilizados corretamente. Através de ações coordenadas e integradas com diferentes níveis de governo e organizações da sociedade civil, o projeto Cibus busca reduzir a fome e melhorar a qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade no Mato Grosso.
Classificação:
- Muito Alta Vulnerabilidade (02): Barão De Melgaço e Nova Nazaré.
- Alta Vulnerabilidade são 30: Acorizal, Araguainha, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Chapada Dos Guimarães, Feliz Natal, Gaúcha Do Norte, General Carneiro, Jangada, Luciara, Nobres, Nossa Senhora Do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Lacerda, Novo Santo Antônio, Planalto da Serra, Poconé, Porto Alegre do Norte, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira, Rosário Oeste, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio Do Leste, Santo Antônio Do Leverger, São José Do Xingu, Serra Nova Dourada, Porto Esperidião e União do Sul.
- Total Média Vulnerabilidade (109): Curvelândia, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Apiacás, Araguaiana, Araputanga, Arenápolis, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Brasnorte, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Canarana, Carlinda, Castanheira, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D'oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Figueirópolis D Oeste, Glória D'oeste, Guaratã Do Norte, Guiratinga, Indiavaí, Ipiranga do Norte,Itanhangá, Itaúba, Itiquira, Jaciara, Jauru, Juara, Juína, Juruena, Juscimeira, Lambari D Oeste, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Matupá, Mirassol D´Oeste, Nortelândia, Nova Brasilândia, Nova Canaã Do Norte, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Novo São Joaquim, Paranaíta, Paranatinga, Pedra Preta, Peixoto De Azevedo, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Pontes e Lacerda, Porto dos Gaúchos, Porto Estrela, Poxoréo, Primavera do Leste, Querência, Ribeirãozinho, Rio Branco, Rondolândia, Rondonópolis, Salto Do Céu, Santa Carmem, Santa Rita Do Trivelato, São Felix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José Dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tangara da Serra, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréo, Vale De São Domingos, Várzea Grande, Vera, Vila Bela Da Sant Trindade, Vila Rica.