Elton Dal Molin, presidente da Associação ressaltou o pioneirismo da Associação do Barreiro para garantir asfalto sempre bom para ir e vir. “O Barreiro certamente é exemplo de um trabalho pioneiro, em que a soma de esforços resulta em benefício para todos”.

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Rodovia do Barreiro

Ao todo, a Rodovia do Barreiro tem 97,56 quilômetros de extensão, sendo 74,95 quilômetros pavimentados com asfalto e 22,61 quilômetros ainda de chão batido.

A Rodovia do Barreiro, composta por trechos de três estradas originalmente estaduais, foi municipalizada em agosto do ano passado. Por meio do Decreto 939, o Governo do Estado de Mato Grosso transferiu ao Município de Sorriso o domínio e o patrimônio imobiliário de 59,97 quilômetros da MT 487, do entroncamento com a BR-163 até o entroncamento com a MT 222; e 37,59 quilômetros da MT 443, entre o entroncamento com a MT 487 e o entroncamento com a MT 242.

Esse processo de municipalização foi um passo importante para a gestão e manutenção da rodovia, facilitando a celebração de parcerias como a formalizada através do Termo de Colaboração 053/2024 com a Associação de Produtores da Gleba Barreiro. A gestão local pode focar na conservação e melhoria das condições da rodovia, beneficiando diretamente a comunidade e os usuários da via.

A Rodovia do Barreiro foi uma das contempladas com o serviço de restauração, dentro de um lote de R$ 80 milhões em investimentos em infraestrutura executados pelo Governo do Estado em Sorriso nos últimos três anos. Desse total, R$ 9 milhões foram destinados à restauração de 55 quilômetros de trechos já asfaltados nas MT 487 e MT 443. Outros R$ 20 milhões serão investidos para pavimentar trechos que ainda são de terra.

Esses investimentos são cruciais para melhorar a infraestrutura rodoviária da região, proporcionando melhores condições de tráfego e segurança para os usuários. A restauração e pavimentação dos trechos garantem não apenas a durabilidade das vias, mas também um impacto positivo na economia local, facilitando o transporte de mercadorias e o deslocamento das pessoas.

Com as melhorias executadas na região, o Estado solicitou que as cancelas do pedágio, que já existia antes do recapeamento, fossem abertas e que a Associação de Produtores do Barreiro deixasse de cobrar o pedágio. No entanto, os produtores argumentaram que, com a melhoria do trecho, o tráfego de veículos triplicou na região, o que, consequentemente, aumentou a necessidade de manutenção das vias.

A partir daí, iniciou-se a gestão junto ao Governo do Estado para a municipalização desses trechos, o que se concretizou em agosto do ano passado. Após esse trâmite, começou o processo para concessão da gestão da praça de pedágio, o que exigiu autorização do legislativo. Com a autorização legislativa, foi realizado o chamamento público para a seleção da instituição responsável pela gestão da praça de pedágio.

Este processo culminou na formalização do Termo de Colaboração 053/2024, permitindo que a Associação de Produtores da Gleba Barreiro gerencie a praça de pedágio pelos próximos 10 anos. Esse acordo visa assegurar os recursos necessários para a manutenção e melhoria contínua da Rodovia do Barreiro, especialmente considerando o aumento significativo no tráfego de veículos após as melhorias na infraestrutura.