Cuiabá, 03 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,00
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 04 de Novembro de 2024, 13:40 - A | A

04 de Novembro de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / DERROTADO NAS URNAS

MPF se manifesta contra recurso de Kalil que pede cassação de Tião da Zaeli em ação que pode resultar em nova eleição em Várzea Grande

Coligação de Kalil Baract quer anular registro de candidatura de Zaeli e, desta forma, obrigar a realização de nova eleição em VG

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O procurador regional eleitoral Pedro Melo Puchain Ribeiro, que é ligado ao Ministério Público Federal (MPF), se manifestou pela manutenção de Tião da Zaeli (PL) na chapa com Flávia Moretti (PL), que venceu a eleição em Várzea Grande. O atual prefeito derrotado Kalil Baracat (MDB) tenta anular o registro da candidatura e pede a realização de novas eleições. 

A manifestação é de 14 de outubro e responde ao recurso de Kalil. No entanto, para o procurador regional eleitoral, a coligação do atual prefeito quer recorrer de partes já superadas no processo, "inovando teses com o fito de modificar o entendimento já manifestado pelo Tribunal".

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

E ainda que a tentativa de barrar a candidatura foi apresentada fora do prazo, o que tira a legitimidade da coligação de apresentar qualquer recurso sobre o caso. "No processo de registro de candidatos, o partido que não o impugnou não tem legitimidade para recorrer da sentença que o deferiu, salvo se se cuidar de matéria constitucional".

A previsão é que o recurso seja julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na próxima semana. Tião teve o registro da candidatura barrado no começo de setembro, por não ter apresentado a certidão criminal e por ter pendências sobre uma doação ilegal feita na campanha de 2014.

Nove dias depois ele conseguiu reverter tendo em vista que o valor doado excedeu em apenas R$ 747,27 o limite legal, valor que foi considerado "irrisório" pela Justiça. Sobre a falta de apresentação de certidão de antecedentes criminais, foi mantido o entendimento de que enquanto não foram esgotados todos os recursos até a última instância, não deve ser cobrado tal documento.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation