Cuiabá, 05 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 13:57 - A | A

25 de Março de 2024, 13h:57 A- A+

Política e Judiciário / TECNOLOGIA NO AGRO

Ministro da Agricultura afirma que Inteligência Artificial é o futuro do agronegócio no Brasil

A declaração do ministro Carlos Fávaro aconteceu nesta última quarta-feira, em Brasília, durante encontro com representantes da área de tecnologia e professores da Universidade Federal do Paraná

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta última quarta-feira (20), em Brasília, o ministro da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Fávaro, se reuniu com representantes do setor de tecnologia voltado para a Inteligência Artificial (AI) e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para debater sobre o uso da ferramenta no agronegócio. 

Importante lembrar que no início deste mês, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pediu ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) para elaborarem uma proposta de política de IA com o objetivo de tornar o Brasil competitivo na área a nível mundial. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Durante o encontro o ministro Fávaro destacou que “a Inteligência Artificial é o futuro dos conhecimentos voltados para o agronegócio, setor primordial para a sociedade”, disse. Fávaro ainda afirmou que o uso da ferramenta se trata de estratégias de segurança nacional.  

Os representantes apresentaram que uso da ferramenta no agronegócio permitirá o melhoramento das informações já existentes sobre o setor, o posicionamento do Brasil como referência global em Inteligência Artificial por meio do agrônomo virtual, a proposta para preparação de um centro de referência nacional em Londrina aumentando a produtividade com modelos de linguagem de grande porte e preparação para efeitos da mudança climática.  

Participaram da reunião o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Alex Canziani, o diretor científico da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), Eduardo Teixeira e professores da Universidades do Paraná.  

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation