Cuiabá, 24 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,50
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024, 11:54 - A | A

16 de Fevereiro de 2024, 11h:54 A- A+

Política e Judiciário / CONSENSO DO PARTIDO

Faiad é oficializado como presidente do MDB; Demais cargos são divididos entre Janaina e Emanuelzinho

Faiad agrada ambos os parlamentares, bem como os seus aliados, como o presidente da sigla em Mato Grosso, ex-deputado federal Carlos Bezerra, e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro. Isso, porque tem trânsito entre as duas lideranças.

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O advogado Francisco Faiad teve o nome homologado pela Justiça Eleitoral, nesta quinta-feira (15), para presidir a comissão provisória do Diretório Municipal do MDB de Cuiabá. Conforme o documento, a provisória do MDB tem validade até o dia 15 de maio de 2024.

O nome do advogado foi alternativa do partido após consenso entre o grupo do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e da deputada estadual Janaina Riva (MDB).

Faiad agrada ambos os parlamentares, bem como os seus aliados, como o presidente da sigla em Mato Grosso, ex-deputado federal Carlos Bezerra, e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro. Isso, porque tem trânsito entre as duas lideranças.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

A deputada estadual Janaina Riva explicou  à imprensa que Faiad terá a missão unir o MDB. "Por enquanto, estamos satisfeitos com a nomeação do Faiad que assume uma missão muito difícil, que é de aglutinar o partido. Uma vez que já tem o Varanda, que já noticiou que se o partido ficasse sob a tutela do Emanuel, ele sairia do partido. Eu acredito que, conforme a condução, o partido pode ser um bom aliado", disse.

Janaina destaca que a direção estadual quer caminhar ao lado do Presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (UB), mas não quer ligação e apoio com o prefeito, Emanuel Pinheiro. "A nossa ala aqui, do diretório estadual, não tem restrição ao Faiad nesse momento, ao nome dele. Nós não queremos o apoio do Emanuel à candidatura do nosso candidato que hoje, do Diretório Estadual, que é o Botelho. Então, a gente vai ter que aguardar agora para ver quais são os encaminhamentos da Municipal. Se a condição da Municipal, para dar um apoio ao Botelho, for a presença do Emanuel, colocar a cara dele, ou qualquer tipo de compromisso com ele, nós não temos interesse, mas ainda não sabemos qual será o encaminhamento dado", complementou. 

Por enquanto, a sigla que tem como presidente estadual o ex-deputado, Carlos Bezerra, achou melhor compor uma comissão provisória para fechar a chapa de vereadores e definir apoio a candidatura a prefeito da capital.

Faiad explicou que os deputados Emanuelzinho Pinheiro Neto e Janaina Riva escolheram um nome cada para compor outras funções do grupo.  

Janaina escolheu sua chefe de gabinete Quezia Rodrigues Costa Limoeiro. Emanuelzinho indicou a secretária de Educação, Edilene Machado.

Também compõe o diretório Jusana Moraes de Lima e Souza. “Estamos satisfeitos com o grupo que foi montado com base no consenso. Agora é trabalhar para fecharmos uma chapa de vereadores competitiva para que possamos ampliar o número de cadeiras na Câmara de Vereadores”, disse Faiad 

O impasse acerca do diretório da capital se arrastava desde o ano passado. Janaina Riva sugeriu que poderia assumir o comando do partido em Cuiabá para dar “novos ares”, porém por questões políticas recuou do comando do diretório na Capital.

Vale lembrar que Emanuelzinho, junto com seu pai, o prefeito Emanuel Pinheiro, articularam em Brasília, com o presidente nacional Baleia Rossi, para assumir o MDB de Cuiabá, o que não deu certo no fim de 2023.

Caberá agora, ao presidente do diretório municipal iniciar as tratativas do partido para as eleições deste ano.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation