ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O advogado Francisco Faiad teve o nome homologado pela Justiça Eleitoral, nesta quinta-feira (15), para presidir a comissão provisória do Diretório Municipal do MDB de Cuiabá. Conforme o documento, a provisória do MDB tem validade até o dia 15 de maio de 2024.
O nome do advogado foi alternativa do partido após consenso entre o grupo do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e da deputada estadual Janaina Riva (MDB).
Faiad agrada ambos os parlamentares, bem como os seus aliados, como o presidente da sigla em Mato Grosso, ex-deputado federal Carlos Bezerra, e o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro. Isso, porque tem trânsito entre as duas lideranças.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A deputada estadual Janaina Riva explicou à imprensa que Faiad terá a missão unir o MDB. "Por enquanto, estamos satisfeitos com a nomeação do Faiad que assume uma missão muito difícil, que é de aglutinar o partido. Uma vez que já tem o Varanda, que já noticiou que se o partido ficasse sob a tutela do Emanuel, ele sairia do partido. Eu acredito que, conforme a condução, o partido pode ser um bom aliado", disse.
Janaina destaca que a direção estadual quer caminhar ao lado do Presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (UB), mas não quer ligação e apoio com o prefeito, Emanuel Pinheiro. "A nossa ala aqui, do diretório estadual, não tem restrição ao Faiad nesse momento, ao nome dele. Nós não queremos o apoio do Emanuel à candidatura do nosso candidato que hoje, do Diretório Estadual, que é o Botelho. Então, a gente vai ter que aguardar agora para ver quais são os encaminhamentos da Municipal. Se a condição da Municipal, para dar um apoio ao Botelho, for a presença do Emanuel, colocar a cara dele, ou qualquer tipo de compromisso com ele, nós não temos interesse, mas ainda não sabemos qual será o encaminhamento dado", complementou.
Por enquanto, a sigla que tem como presidente estadual o ex-deputado, Carlos Bezerra, achou melhor compor uma comissão provisória para fechar a chapa de vereadores e definir apoio a candidatura a prefeito da capital.
Faiad explicou que os deputados Emanuelzinho Pinheiro Neto e Janaina Riva escolheram um nome cada para compor outras funções do grupo.
Janaina escolheu sua chefe de gabinete Quezia Rodrigues Costa Limoeiro. Emanuelzinho indicou a secretária de Educação, Edilene Machado.
Também compõe o diretório Jusana Moraes de Lima e Souza. “Estamos satisfeitos com o grupo que foi montado com base no consenso. Agora é trabalhar para fecharmos uma chapa de vereadores competitiva para que possamos ampliar o número de cadeiras na Câmara de Vereadores”, disse Faiad
O impasse acerca do diretório da capital se arrastava desde o ano passado. Janaina Riva sugeriu que poderia assumir o comando do partido em Cuiabá para dar “novos ares”, porém por questões políticas recuou do comando do diretório na Capital.
Vale lembrar que Emanuelzinho, junto com seu pai, o prefeito Emanuel Pinheiro, articularam em Brasília, com o presidente nacional Baleia Rossi, para assumir o MDB de Cuiabá, o que não deu certo no fim de 2023.
Caberá agora, ao presidente do diretório municipal iniciar as tratativas do partido para as eleições deste ano.