Cuiabá, 06 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Terça-feira, 19 de Março de 2024, 08:15 - A | A

19 de Março de 2024, 08h:15 A- A+

Política e Judiciário / MISSÃO ISRAEL

Em Israel, Ronaldo Caiado visita as comunidades afetadas pelos ataques terroristas do Hamas

Governador de Goiás embarcou em Israel no último domingo (17,) onde teve contato direto com vítimas do massacre, incluindo cidadãos brasileiros. Compromissos seguem até a próxima sexta-feira (22)

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Governador de Goiás, Ronaldo Caiado chegou em Israel no domingo (17) e o primeiro locais visitados por ele e sua comitiva foram as comunidades afetadas pelos ataques terroristas do Hamas, ocorridos no dia 7 de outubro do ano passado. O atentado deixou 1,2 mil mortos, a maioria civis, e 134 israelenses seguem prisioneiros. Em solidariedade, Caiado abriu a agenda em Urim e Nir Oz, localidades que estão entre os principais pontos do massacre e ficam ao lado da Faixa de Gaza. A comitiva segue em Israel até sexta-feira (22).

Recebido por representantes do governo e das forças armadas israelenses, Caiado chegou a Tel Aviv, quando ainda no aeroporto destacou o esforço israelense em recuperar os cidadãos sequestrados. “Vocês podem ver aqui as fotos das pessoas que ainda estão sequestradas pelo grupo Hamas”, detalhou ao mostrar as imagens no desembarque.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Durante a visita, Caiado reportou o cenário que encontrou, com cenas de tristeza entre os destroços. “Aqui foi um verdadeiro massacre, as pessoas realmente não tinham como se proteger, eram civis”, afirmou ao lembrar que o ataque foi totalmente inesperado. “Milhares de terroristas vieram, mataram, sequestraram. O exército israelense conseguiu chegar, mas estava totalmente desmobilizado”, lembrou.

"Ver de perto toda a dor causada e os estragos deixados pelo conflito do dia 7 de outubro em Israel só reforça o que sempre defendo: o diálogo e a paz são o único caminho para um Estado pleno. Toda a minha solidariedade ao povo israelense e aos familiares e amigos que foram duramente castigados por essa tragédia".

O governador chamou a atenção para o fato de que as vítimas eram pacíficas e que, em grande parte, faziam intermediação com palestinos que ainda buscavam ajuda em Israel.

Já no segundo, o governador de Goiás visitou o memorial da Nova Party, em Reim, e encontro com sobreviventes brasileiros.

Na sequência, a comitiva passou por um ‘cemitério’ de veículos do massacre e seguiram para Bror Chail, kibbutz no sul de Israel, onde Caiado pôde participar de uma roda de conversa com a comunidade brasileira que vive na região.

“O terrorismo realmente entra para destruir, não tem nenhum compromisso em ter o mínimo de amor ao próximo e solidariedade. É muito grave e muito ruim o que estamos assistindo aqui”, ressaltou Caiado. 

Em compromissos paralelos e outros compartilhados, acompanham Caiado o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

Ronaldo finaliza o segundo dia da missão internacional em jantar com o jornalista especialista em Oriente Médio, Henrique Cymerman.

O chefe do Executivo goiano participou ainda de um jantar de boas-vindas. “Um país que busca o desenvolvimento, a tecnologia e a inovação. Produz em cima do deserto enquanto outros só pensam em destruir, matar e fomentar o ódio”, frisou. “Precisamos acreditar que vai prevalecer o estado democrático de direito e que essas nações que promovem esse nível de ódio e de violência não serão capazes de contaminar o mundo”, ponderou. 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation