Cuiabá, 18 de Julho de 2024
DÓLAR: R$ 5,54
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024, 08:00 - A | A

06 de Fevereiro de 2024, 08h:00 A- A+

Política e Eleições / SEGURANÇA

Câmara Municipal adere ao programa Vigia Mais MT para instalação de câmeras de monitoramento

Serão instaladas 15 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos para o monitoramento da região central visando a segurança das vias públicas

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta segunda-feira (5), o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Chico 2.000, assinou o termo de adesão aderindo ao programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT). Serão instaladas 15 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos para o monitoramento da região centralvisando garantir a segurança das vias públicas.

“O papel da Câmara é contribuir para que se garanta a segurança do cidadão, daqueles que nos visitam, daqueles que passam no entorno. Em razão disso, aderimos ao programa. A Câmara Municipal de Cuiabá agora tem segurança com o Vigia Mais MT”, destaca o presidente.

A instalação dos dispositivos no local é estratégica para o monitoramento região central da cidade, colaborando para a prevenção e repressão de crimes na área, e oferecendo maior segurança para a população que passa pelo local. O programa já possui resultados em ações operacionais de polícia ostensiva e de investigação em todo o Estado de Mato Grosso.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Conforme o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), delegado Cláudio Álvares Sant’Ana, a importância da adesão feita pela Câmara Municipal é como um incentivo para outras instituições adquirirem ao Vigia Mais MT.

“Que esse ato com o presidente, com toda a Câmara de Vereadores de Cuiabá, sirva de reflexão para os demais entes públicos e privados também aderirem ao programa e colaborarem no combate à criminalidade”, disse Cláudio.

Entre os 15 equipamentos adquiridos, estão 13 câmeras fixas, uma speed domes e uma OCR, que permite a leitura de placas de veículos. Além delas, são entregues dispositivos switches, que contribuem para a transmissão de dados, nobreaks, que garantem o funcionamento em picos de energia e protegem os dispositivos, e armários de proteção de cabeamento que evitam roubos e furtos.

Vigia Mais MT

O programa Vigia Mais MT já está habilitado em 116 dos 142 municípios de Mato Grosso, além de entes públicos e privados. Ele está previsto na lei n° 11.766/2022, proposta pelo governador Mauro Mendes, e tem o objetivo de ampliar a capacidade de monitoramento e modernizar as ações das forças de segurança pública, podendo ter câmeras instaladas em locais voltados para áreas de interesse público (ruas, avenidas, praças, e espaços que garantem a segurança coletiva).

O chefe de gabinete da Sesp, tenente-coronel PM Waldiley Alencar Taques do Valle Junior, explica que a Sesp trabalha fornecendo os equipamentos de segurança e a plataforma de monitoramento de imagens do programa, enquanto os parceiros colaboram com a instalação e manutenção dos equipamentos, tornando a operação viável.

“Nós tínhamos a expectativa de desenvolvimento do programa durante alguns anos. Mas em um ano, praticamente todos os municípios já estão aderidos ao Vigia Mais MT. Nós temos uma grande adesão no interior do estado, com cidades pequenas, e isso facilita muito, porque com a luz das imagens, o policiamento já tem uma facilidade de identificação dos cidadãos daquele município”, finaliza.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation