Cuiabá, 03 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,41
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 13:48 - A | A

26 de Abril de 2024, 13h:48 A- A+

Política e Judiciário / INDÚSTRIA DE ETANOL

Assembleia Legislativa de Goiás aprova projeto de lei que incentiva produção de etanol no Estado

PL que incentiva produção de etanol hidratado combustível, em Goiás, segue para sanção do governador Ronaldo Caiado

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta quinta-feira (25), foi aprovado na Assembleia Legislativa de goiás (Alego), o Projeto de Lei n° 374/2024 que visa estabelecer benefício fiscal para os estabelecimentos industriais que produzem etanol hidratado combustível no estado de Goiás, independente da matéria-prima utilizada em sua fabricação. O projeto de lei seguirá para a sanção do governador Ronaldo Caiado. 

A iniciativa, coordenada pelo Instituto Mauro Borges (MB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo (SGG), irá fortalecer a indústria estadual, agregar valor à produção agrícola e fomentar o crescimento econômico regional. Ao estabelecer benefícios fiscais para os estabelecimentos industriais que produzem etanol hidratado combustível, o governo busca promover o desenvolvimento desse setor e incentivar investimentos na produção de biocombustíveis.

“Goiás irá se tornar um estado mais atrativo para investidores no setor de etanol. Por meio do incentivo à instalação de novas indústrias, bem como a expansão das já existentes, conseguiremos ampliar a nossa cadeia produtiva”, pontua o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo, destaca a importância da competitividade para a expansão do setor. “Temos que promover a competitividade do estado de Goiás na produção de etanol por meio da diversificação das matérias-primas. O Mato Grosso do Sul é um exemplo de estado que alcançou maior competitividade ao adotar essa estratégia, expandindo assim a sua cadeia produtiva”, destacou o diretor-executivo.

Política Estadual de Combustível de Goiás

Na última quarta-feira (24), também foi aprovado na Alego o Projeto de Lei n° 392/2024 que institui a Política Estadual de Combustível de Goiás. 

A proposta estimula o uso de biocombustíveis, preferencialmente os de produção local, e a eletromobilidade no estado, como apoio e incentivo ao incremento da cadeia produtiva de biocombustíveis, ao desenvolvimento regional e à redução dos impactos ambientais.

Outro fator que contribui para o fortalecimento e expansão da cadeia produtiva em Goiás é a decisão de não se limitar apenas à produção do etanol hidratado, mas sim, expandir para a produção do etanol anidro.

No dia 19 de abril, o Governo do Estado ampliou o benefício fiscal do álcool anidro em Goiás para fomentar a produção local de biocombustíveis. A concessão foi realizada por meio do Decreto N°10.445, publicado no Diário Oficial do Estado de 19/04 que alterou o regulamento do Código Tributário do Estado de Goiás (RCTE).

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation