Cuiabá, 05 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,46
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 08 de Abril de 2024, 08:00 - A | A

08 de Abril de 2024, 08h:00 A- A+

Política e Eleições / "FÉ NO BRASIL"

Após queda de popularidade, governo do presidente Lula ajusta estratégia para incluir religiosos

Sem especificar uma fé, o governo Lula espera alcançar o máximo de religiosos e interpretações possíveis da palavra

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está buscando fortalecer a comunicação com a população em geral, visando melhorar a imagem do presidente e de sua gestão. Novas estratégias de comunicação estão sendo implementadas para atingir um maior número de pessoas e reverter a queda de popularidade nas pesquisas de opinião, em março. Sem especificar uma fé, o governo espera alcançar o máximo de religiosos e interpretações possíveis da palavra.

Nas últimas semanas, após constatar baixa popularidade entre o eleitorado evangélico, principal defensor do bolsonarismo e dominada por pautas conservadoras, a Secretaria de Comunicação Social (Secom) preparou a campanha publicitária "Fé no Brasil". O projeto foi apresentado a executivos e às assessorias de imprensa dos ministérios pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, e busca mostrar de forma regionalizada os bons resultados do governo, nas visitas de Lula e seus ministros pelos estados.

As mudanças vão ao encontro das estratégias traçadas desde a primeira reunião ministerial deste ano, na qual ficou decidido que os ministros deverão ficar responsáveis por explicar suas entregas à população, com ênfase nos resultados positivos e no impacto do dia a dia. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Na última terça-feira (2), no Rio de Janeiro, o presidente falou sobre a importância das igrejas no crescimento do PT.

“A qualquer cidade que eu ia que não tinha o PT, tinha uma casa paroquial. E, se tivesse um padre progressista, e tivesse uma comunidade, nós criávamos o PT lá. Foi assim que o PT se transformou no partido mais importante da esquerda da América Latina”.

Na quinta-feira (4), em visita a Arcoverde (PE), em seu discurso, Lula perguntou se o público acreditava em Deus e em milagres. “Deus não é mentira, é a verdade, e não pode usar em vão como eles usam todo santo dia”, ressaltou.

Para as agendas, Lula levou ministros ligados às respectivas regiões. Em Arcoverde, o presidente esteve com os ministros Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), que governou Olinda e deseja se candidatar novamente à prefeitura, e Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), que foi eleito como deputado federal pelo estado. Em Iguatu (CE), o ministro Camilo Santana (Educação), ex-governador cearense, acompanhou o petista.

Temas pacíficos

Outro movimento nesse sentido é a orientação para que os ministros e o próprio Lula foquem em temas pacificados, ao invés de polêmicos. Na educação, por exemplo, é preferível falar dos benefícios da escola em tempo integral em vez do novo ensino médio, assunto de discussão entre Executivo e Legislativo.

As estratégias devem ser aplicadas às visitas do presidente e dos titulares das pastas a outros municípios, tendo em vista o ano eleitoral e o momento no qual o PT tenta articular participação em chapas competitivas.

Pesquisa

Enquanto o Congresso teve melhora no levantamento do Datafolha, que indicou que as Casas obtiveram a melhor avaliação em 21 anos, o presidente Lula viu sua popularidade oscilar entre os religiosos. Segundo dados da Genial/Quaest, divulgado em março deste ano, a desaprovação do atual governo entre os evangélicos é de 62%.

A queda aumentou desde outubro do ano passado, e atingiu o maior patamar desde a realização da primeira pesquisa sobre a gestão petista, em fevereiro de 2023.

Desde o último levantamento, divulgado em dezembro passado, a desaprovação entre os evangélicos cresceu seis pontos percentuais, passando de 56% para 62%. A aprovação caiu seis pontos: de 41% para 35%.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation