ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O deputado federal Abilio Brunini (PL) foi eleito prefeito de Cuiabá neste domingo (27). O liberal manteve o ritmo do primeiro turno e venceu as eleições com 166.662 votos, o equivalente a 53,78% do total registrado, quando determinada a vitória, às 16h37.
Ele derrotou o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), que obteve 46,22%, ou seja, 139.813 votos, conforme os números no mesmo horário.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
A disputa no segundo turno foi bem acirrada e marcada por troca de acusações entre os candidatos. Na última semana de campanha eleitoral, inclusive, esses ataques se intensificaram, especialmente por conta dos debates.
Enquanto Abilio buscou fazer com que Lúdio sentisse o “peso” do Partido dos Trabalhadores (PT) e explorou o fato de ele ter o apoio de lideranças como o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), o petista buscou expor, ainda mais, os posicionamentos e as condutas do congressista enquanto político.
Essa é a segunda vez consecutiva que Abilio disputa o segundo turno em Cuiabá. Em 2020, ele terminou o primeiro turno na liderança, mas foi derrotado no segundo turno pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que foi reeleito.
Abilio Brunini assume o Palácio Alencastro em 2025 e administrará a Capital nos próximos quatro anos.
Proposta de governo:
Durante a campanha, Abílio fez promessas em diversas áreas, entre elas estão:
Saúde: Criação de Vilas de Saúde em cada distrito sanitário da capital;
Educação: Expansão da educação infantil e a implementação do Método Montessori;
Transporte: Faixa azul exclusiva para motos e criação de paradas para embarque e desembarque de passageiros por APP;
Segurança: Parceria com a Polícia Militar e Guarda Municipal para fortalecer a segurança nas escolas, entre outros.