Cuiabá, 01 de Julho de 2025
DÓLAR: R$ 5,46
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Judiciário Quinta-feira, 04 de Abril de 2024, 08:47 - A | A

04 de Abril de 2024, 08h:47 A- A+

Política e Judiciário / CAOS NA SAÚDE

Abilio acusa Governo de fechar P.A da Santa Casa, cobra atendimento e secretário de Saúde do Estado foge sem dar explicação

Por meio de nota, o Governo de Mato Grosso explicou que local funcionou normalmente nesta quarta-feira(03)

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O deputado federal Abílio Brunini (PL) detonou o Governo do Estado por "fechar" o pronto atendimento do Hospital Estadual Santa Casa nesta quarta-feira por conta da inauguração da nova ala pediátrica da unidade. Ele mostrou uma família que aguardava por horas por atendimento de uma criança com problema alérgico, durante uma live no Instagram. Confira o vídeo completo nesta matéria.

O parlamentar declarou que compareceu ao Hospital Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá para cobrar providências do governo do Estado após receber, durante todo o dia, reclamações de pacientes por demora no atendimento médico. 

Segundo o parlamentar, a orientação era para os pacientes seguirem para  UPA Verdao, que ele adiantou estar superlotada, assim como as demais unidades de pronto atendimento da capital.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Uma mãe que entrou em contato com o parlamentar comprovou que estava aguardando atendimento por mais de seis horas.

"Fui lá cobrar o que não estava funcionando. Os servidores alegaram que parte da equipe estava na inauguração e por isso não estava atendendo. O secretário alegou na inauguração que a nova ala estava em pleno funcionamento e não está", destacou.

Abílio ainda relata que tentou chamar servidores para atender uma criança com reação alérgica. Porém, mesmo sendo uma autoridade pública, não foi atendido. “Após ninguém atender a criança, eu fui fazer o vídeo. Fiscalizar é uma atividade", declarou Abilio.

Diante desta situação, Abílio disse que cobrou explicações do secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo,  mas não foi atendido. "Não vou permitir que essa família saia daqui sem atendimento porque o Governo está fazendo festa de inauguração de outra ala", assinalou.

Durante a live, o secretário Gilberto Figueiredo apareceu. Irritado, chamou o deputado de "moleque" e tentou explicar sobre a capacidade de atendimento do local. Eles bateram boca por alguns segundos. "Você está de molecagem. Aqui tem capacidade de atendimento", dizia Gilberto. "Não está atendendo. Bote pra funcionar", rebateu o deputado.

 A discussão seguiu até o secretario de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo entrar na unidade.

Em seguida, Abílio foi hostilizado por possíveis servidores públicos e rebateu: "eu não sou puxa saco".

Abilio disse ainda que a situação do Governo do Estado não é diferente da prefeitura de Cuiabá, já que é desafeto público do prefeito Emanuel Pinheiro. "B "Bote pra funcionar. Que diferença tem de vocês pro Emanuel? Um monte de puxa saco", disparou.

Divulgação

ATENDIMENTO SANTA CASA

 

 

Divulgação

Abilio na santa Casa

 

OUTRO LADO

Por meio de nota, o Governo do Estado garantiu que o pronto atendimento da Santa Casa funcionou normalmente  está quarta. Em relação relação família que mostrada na live, explicou que já havia esgotado a capacidade de atendimento desta quarta e a encaminhou para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Integra da nota:

Em relação à denúncia de falta de atendimento pediátrico no Hospital Estadual Santa Casa, feita pelo deputado federal Abilio Brunini, a Secretaria de Estado de Saúde esclarece que:

- A inauguração da nova ala pediátrica não interferiu nos atendimentos, que ocorreram normalmente nesta quarta-feira (03.04), em outra ala.

- A família exibida no vídeo foi encaminhada ao Hospital e Pronto-Socorro Socorro de Cuiabá (HMC) em razão de o Hospital Estadual Santa Casa já estar com a capacidade máxima de atendimentos naquele momento.

- A nova ala pediátrica, inclusive, vai ampliar os atendimentos de 70 para 120, ação que irá evitar a necessidade de encaminhamentos de pacientes para outra unidade.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation