Cuiabá, 18 de Junho de 2024
DÓLAR: R$ 5,43
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Internacional Terça-feira, 14 de Maio de 2024, 11:49 - A | A

14 de Maio de 2024, 11h:49 A- A+

Internacional /

Lista com nomes de bebês mais populares nos EUA traz novidade; veja top 10

Mateo entrou pela primeira vez na lista dos 10 melhores meninos, tornando-se o sexto nome masculino mais popular em 2023 e tirando Benjamin da lista

CATHERINE E. SHOICHET
DA CNN

Há uma novidade na lista dos nomes de bebês mais populares nos EUA. Veja o top 10 no final da matéria.

Mateo entrou pela primeira vez na lista dos 10 melhores meninos, tornando-se o sexto nome masculino mais popular em 2023 e tirando Benjamin da lista, de acordo com dados recentemente divulgados pela Administração da Segurança Social americana.

“Mateo deu um salto enorme. O fato de Mateo ter passado do 11º lugar em 2022 para o 6º lugar em 2023 é uma loucura. Não vemos isso com muita frequência no topo das paradas”, diz Sophie Kihm, editora-chefe do site de nomes para bebês Nameberry.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Os nomes que lideram a lista não tendem a mudar rapidamente, diz Kihm. Liam e Olivia estão no topo do ranking pelo quinto ano consecutivo. E Mateo é o único novo nome a atingir o escalão mais alto.

A inclusão do nome na lista dos 10 melhores meninos também é um marco, diz Kihm.

“É praticamente o primeiro nome latino identificável também, pelo menos entre os meninos”, diz ela.

Mais de 11 mil bebês nos EUA foram nomeados Mateo no ano passado, o maior número já registrado, de acordo com a Administração da Segurança Social.

O nome, que significa “presente de Deus”, começou a ser classificado entre os 1.000 primeiros em 1995, diz Kihm.

Duas décadas depois, alcançou o top 100. E, nos últimos anos, a sua popularidade intensificou-se a um ritmo ainda mais rápido, diz Kihm.

Gráfico CNN mostra aumento de popularidade de "Mateo" como nome de bebê nos EUA.
Gráfico CNN mostra aumento de popularidade de “Mateo” como nome de bebê nos EUA. / CNN

Kihm, que também trabalha como consultora ajudando as pessoas a nomear e renomear os seus bebês, aponta várias tendências que ela suspeita estarem contribuindo para o crescimento de Mateo.

A crescente popularidade do nome está provavelmente ligada à crescente população latina nos EUA, diz Kihm, que observa que se tornou cada vez mais comum pessoas de muitas origens diferentes recorrerem à sua herança quando dão nomes aos seus bebês.

Mas Mateo também tem um apelo intercultural, tal como todos os nomes que chegam ao topo da lista da Administração da Segurança Social, diz ela.

“Parece mais amigável e acessível do que Matthew. Tem aquele final ‘-o’ legal, que as pessoas realmente gostam agora. Parece muito fresco, mas ainda é tradicional”, diz ela.

Cultura pop e redes sociais estão moldando tendências de nomes

A chegada de Mateo ao top 10 não foi a única surpresa no último ranking.

As autoridades também apontaram que a cultura pop está tendo um impacto na lista de nomes de bebês que estão crescendo em popularidade mais rapidamente.

Kaeli foi o nome feminino que mais cresceu no ano passado, saltando para a posição 678 no ranking.

Em um comunicado à imprensa, a Administração da Previdência Social deu crédito a uma influencer das redes sociais por inspirar a tendência.

“Os pais devem ter realmente apertado o ‘like’ da estrela do TikTok Kaeli McEwen (também conhecida como Kaeli Mae), que rotineiramente promove um estilo de vida limpo, arrumado e com estética neutra”, disse o comunicado à imprensa.

Kaeli Mae participa do desfile de Naeem Khan durante a New York Fashion Week em 12 de fevereiro de 2024 na cidade de Nova York.
Kaeli Mae participa do desfile de Naeem Khan durante a New York Fashion Week em 12 de fevereiro de 2024 na cidade de Nova York. / Manny Carabel/Getty Images

A notícia de que a popularidade de seu nome estava crescendo foi uma surpresa para a influenciadora, que tem 14,7 milhões de seguidores no TikTok, mas até agora não ouviu falar de ninguém que deu o nome dela a uma criança.

“Fiquei um pouco chocada ao ver isso, com certeza. Mesmo agora, não conheço nenhuma outra ‘Kaeli’!”, disse ela à CNN em um comunicado por e-mail.

“Eu adoro a grafia do meu nome, então é muito legal vê-lo se tornar mais popular!”, completou.

Kihm, da Nameberry, diz que as redes sociais também podem ter alimentado a popularidade crescente do segundo nome feminino com crescimento mais rápido em 2023: Alitzel.

“Havia um TikTok muito popular em espanhol que divulgava todos esses nomes de meninas indígenas americanas, e Alitzel foi o primeiro, e teve mais de 1 milhão de visualizações”, diz ela.

Entre os nomes dos meninos, Chozen também viu sua popularidade disparar, para o 813º lugar na lista, depois que um personagem com esse nome se tornou um herói na última temporada de “Cobra Kai”, disseram as autoridades.

Yuji Okumoto como Chozen Toguchi no episódio 510 de Cobra Kai
Yuji Okumoto como Chozen Toguchi no episódio 510 de Cobra Kai / Curtis Bonds Baker/Netflix

Kihm rastreia a popularidade crescente do nome ainda antes, até 2015, quando o jogador da NFL Cam Newton nomeou seu filho como Chosen.

Mas um ícone da cultura pop não teve um grande destaque na lista de nomes de bebês no ano passado, apesar do sucesso de bilheteria do filme que a apresentava: Barbie.

Apenas 32 pessoas nos Estados Unidos chamaram seus bebês de Barbie no ano passado, de acordo com dados oficiais, apenas um ligeiro aumento em relação ao ano anterior.

O nome não entrou na lista do “top 1.000” nomes de bebês no ano passado. E Ken também não.

Top 10 nomes de bebês nos EUA em 2023

Meninos

  1. Liam
  2. Noah
  3. Oliver
  4. James
  5. Elijah
  6. Mateo
  7. Theodore
  8. Henry
  9. Lucas
  10. William

Meninas

  1. Olivia
  2. Emma
  3. Charlotte
  4. Amelia
  5. Sophia
  6. Mia
  7. Isabella
  8. Ava
  9. Evelyn
  10. Luna

 

Comente esta notícia

NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO