Cuiabá, 20 de Junho de 2025
DÓLAR: R$ 5,49
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2024, 17:00 - A | A

20 de Fevereiro de 2024, 17h:00 A- A+

Geral / CHUVA DESTE DOMINGO

Prefeita e secretário avaliam impactos de mais uma chuva e intensificam medidas de prevenção em Cáceres

Em decorrência das fortes chuvas, que tiveram início no dia 10 de fevereiro, deixando mais de 7 mil moradores desalojados

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Após mais uma noite de intensas chuvas, ocorridas no último domingo (18) e madrugada desta segunda-feira (19), a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, e o secretário de infraestrutura, Wesley Lopes, realizaram uma visita nos pontos críticos da cidade para avaliar os impactos das águas  e discutir medidas de prevenção. Um dos locais mais prejudicado foi na comunidade rural Cinturão Verde, em Cáceres, onde os moradores ficaram isolados, após uma das pontes que dá acesso ao local cair por causa das chuvas que atingiram o município.

Segundo o secretário Wesley Lopes, nesta domingo,  em pouco mais de 30 minutos choveu 55 milímetros, porém diferentemente de eventos anteriores, desta vez não foram registrados alagamentos significativos na cidade. No entanto, a presença de água empossada em alguns pontos foi destacada durante a inspeção realizada.

A prefeita Eliene Liberato Dias expressou alívio pelo fato de não terem ocorrido alagamentos graves, mas ressaltou a importância de continuar monitorando áreas propensas a acumulação de água e buscar alternativas para os problemas.

"Durante a visita, foram identificados pontos específicos com acúmulo de água, onde serão intensificadas as ações de drenagem e escoamento.  Estamos atentos às necessidades da população e comprometidos em adotar ações proativas para minimizar os impactos das chuvas em nossa cidade", afirmou a prefeita.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

O secretário de infraestrutura, acrescentou que equipes estão sendo mobilizadas para realizar a limpeza de bueiros e desobstrução de canais de escoamento utilizando máquinas.

"É necessário manter a manutenção preventiva da infraestrutura urbana para garantir que a água escoe adequadamente e evite transtornos à população. Vamos entrar com intervenção em alguns pontos que identificamos. No canal do Renato por exemplo,  está tendo um estrangulamento, mas estamos impossibilitados de entrar com as máquinas em alguns trechos porque muitas pessoas construíram casas bem na margem do canal. Vamos entrar com trabalho manual com motosserra e motopoda para  tirar o que for possível. Nos outros pontos nossas máquinas estão trabalhando", destacou Lopes.

Além disso, Eliene e Wesley enfatizaram a importância da colaboração da comunidade, solicitando que os cidadãos evitem descartar resíduos em locais inadequados, o que contribui para a obstrução dos sistemas de drenagem. “A quantidade de lixo  despejada no canal do Renato, comprova esta necessidade".

Comunidade Cinturão Verde

Moradores da comunidade rural Cinturão Verde, em Cáceres ficaram isolados após uma das pontes que dá acesso ao local cair por causa das chuvas que atingiram o município nos últimos dias. Segundo a população, o transporte escolar foi prejudicado, pois os ônibus precisam passar pelo local afetado, causando risco de tombar os veículos. Em alguns pontos, se formaram crateras dos dois lados da travessia.

"Não é a primeira chuva que estraga nossa estrada. Todas as chuvas vêm corroendo mais as erosões. Com a chuva do dia 10, acabou de estragar nossa estrada. A parte de baixo está ilhada, não tem como sair de carro, não tem como sair de moto", contou a outra moradora Fernanda Brito.

Reprodução

Ponte do Cinturão Verde

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation