PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Na manhã desta quinta-feira (21) a prefeita do município de Cáceres, Eliene Liberato Dias, marcou presença na solenidade de assinatura do Ato Declaratório de Alfandegamento da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) no município, representando um marco importante para o desenvolvimento econômico da região. O evento contou com a participação do Governador Mauro Mendes, por vídeo transmissão, e presencial do vice-governador Otaviano Pivetta, do Presidente do Conselho de Administração da AZPEC, César Alberto Miranda Lima dos Santos Costa, do Superintendente Regional da Receita Federal, Antônio Henrique Lindemberg e do deputado estadual Valmir Moretto.
A prefeita Eliene Liberato Dias expressou sua gratidão a todos os envolvidos na concretização desse projeto, destacando o papel fundamental do ex-senador Márcio Lacerda, do senador Jayme Campos, dos ex-prefeitos que a antecederam e do empenho do engenheiro Adilson Reis da AZPEC. Ela também reconheceu o compromisso do Governador Mauro Mendes em viabilizar a construção dos blocos necessários e garantir o alfandegamento da ZPE, um passo imprescindível para sua entrada em operação.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Durante o evento, a prefeita também falou sobre o impacto positivo que a ZPE trará para a economia local, prevendo a criação de empregos e o aumento da renda na região. "Este momento histórico representa a realização de um sonho compartilhado pela população de Cáceres, que aguardava ansiosamente por mais de 30 anos pela concretização desse projeto".
Eliene Liberato Dias compartilhou sobre a satisfação em ser a prefeita nesse novo episódio e representar todos aqueles que lutaram incansavelmente pela implantação da ZPE.
"É motivo para celebrar e comemorar, a ZPE de Cáceres tem autorização da Receita Federal para funcionar. Já temos quatro empresas interessadas em operar aqui, a New Glance Ingredientes Nutricionais, Chicken Tech, ECORF Brasil e Floresteca", informou.
Eliene concluiu dizendo que a ZPE por oferecer incentivos especiais tributário, cambial e administrativo, vai atrair mais empresas.
ZPE em Cáceres
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres teve a sua obra concluída em dezembro de 2023 e aguardava liberação da Receita Federal para funcionar. O Governo do Estado de Mato Grosso investiu R$16 milhões no local.
Com investimento de R$16 milhões, a obra da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres foi realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).
As ZPEs são distritos industriais incentivados, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado externo. As empresas que se instalarem na ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais.
A Zona de Processamento de Cáceres é a terceira do Brasil e tem uma área de aproximadamente 240 hectares, e o projeto foi dividido em cinco módulos, que são os lugares onde as empresas vão se instalar, mais a área administrativa.