Cuiabá, 12 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,61
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Segunda-feira, 02 de Setembro de 2024, 17:20 - A | A

02 de Setembro de 2024, 17h:20 A- A+

Geral / MORADIA E SAÚDE

Incra sede área para que o SUS chegue mais perto dos assentados no sertão da Bahia

“O PSF irá promover o melhor acesso dessas famílias às políticas públicas de atendimento básico do Ministério da Saúde”, destaca o superintendente regional do Incra na Bahia, Carlos Borges

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O assentamento Terra Prometida, localizado no município de Nova Soure, no território do Semiárido Nordeste II, na Bahia, terá um Posto de Saúde da Família (PSF). O extrato da Cessão de Uso da área foi publicado na última sexta-feira (30), no Diário Oficial da União (DOU).

Por meio do instrumento, o Incra cede 98,7 metros quadrados da área coletiva do assentamento ao município para a construção e a instalação do posto. A iniciativa atenderá as 373 famílias beneficiárias do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) do local, dentre as 927 habitantes, segundo o cadastro do sistema municipal de saúde.

“O PSF irá promover o melhor acesso dessas famílias às políticas públicas de atendimento básico do Ministério da Saúde”, destaca o superintendente regional do Incra na Bahia, Carlos Borges. Segundo ele, a cessão da área estava paralisada. “Aceleramos os trâmites para contemplar os assentados”, pontua.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Terra Prometida

Ao saber da cessão de uso oficializada, o assentado Claudionor Bispo da Cruz considerou uma excelente notícia para os moradores. “Quando precisamos de qualquer atendimento, precisamos ir à cidade de Nova Soure, que fica distante de 24 a 40 quilômetros daqui, a depender do lote da família”, frisa. O assentamento não possui agrovila; as moradias foram construídas nos lotes. “Ao todo são oito ruas, separando as parcelas”, explica.

Criado em 2013 pelo Incra, o Terra Prometida possui 17,2 mil hectares. As famílias produzem milho, feijão, abóbora, mandioca, amendoim e melancia. Também criam bovinos e se dedicam à apicultura.

Saúde

No PSF é aplicado o conceito de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a unidade deve oferecer o atendimento dos seguintes profissionais: médico generalista, ou especialista em saúde da família; dentista; enfermeiro; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários.

Lá serão aplicadas vacinas e ocorrerá o acolhimento e a identificação da necessidade médica, além de consultas, visitas, atendimento domiciliar e o cuidado da saúde bucal. Também serão realizados o pré-natal e desenvolvidas ações de controle da dengue, dentre outros riscos ambientais sanitários.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation