Cuiabá, 20 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,42
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024, 17:05 - A | A

28 de Agosto de 2024, 17h:05 A- A+

Geral / FINAL FELIZ

Cachorro caramelo é resgatado após mais de duas semanas perdido em Parque Nacional da Serra Geral

Animal foi resgatado apresentando apenas um ferimento na cabeça e sinais de desidratação

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou o resgate de um cachorro, apelidado de Caramelo, que estava perdido há mais de duas semanas no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral. O resgate do animal foi feito em parceria com o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul e equipe da Urbia Cânions Verdes.

Os primeiros sinais da presença do cão na região surgiram através de latidos ouvidos por visitantes e funcionários da concessionária Urbia Cânions Verdes, responsável pela gestão do uso público do parque. Contudo, a localização exata de Caramelo era incerta devido ao eco e aos ventos, o que impediu a identificação precisa de onde ele poderia estar.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Apesar dos latidos persistentes, nenhum proprietário procurou o Parque para relatar o desaparecimento de um cachorro na área. Somente na quinta-feira (22/8), quando funcionários da Urbia conseguiram capturar uma imagem de Caramelo vivo, 30 metros abaixo da borda do cânion, foi possível determinar sua localização exata. O Instituto Chico Mendes acionou o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, com quem prontamente organizou uma operação de resgate no dia seguinte.

O resgate de Caramelo foi desafiador devido às condições adversas enfrentadas pelo animal. Durante as duas semanas em que esteve perdido, ele enfrentou temperaturas que chegaram a -2°C, com a sensação térmica sendo ainda mais baixa, alcançando -18°C devido aos fortes ventos. Além do frio intenso, o cão passou dias sem alimentação adequada, o que tornou sua sobrevivência um verdadeiro milagre.

Após ser resgatado, Caramelo foi levado para atendimento veterinário imediato. Segundo a veterinária Martha Becker, responsável pelo primeiro atendimento, o cão estava anêmico, desidratado e com uma pequena lesão na cabeça, mas, surpreendentemente, não apresentava fraturas.

Para o final feliz da história, após o atendimento com a veterinária, o animal foi adotado pelo bombeiro que desceu de rapel para resgatá-lo dentro do Cânion Fortaleza.

Caramelo - Foto: ICMBio
Caramelo - Foto: ICMBio

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation