Por R. Blatz
A Percent Brasil Pesquisas e Informações em parceria com portal O Documento e O Fato News FTN Brasil, realizará uma pesquisa quantitativa eleitoral no estado de Mato Grosso no mês de julho. A pesquisa abrangerá 70 municípios da federação divididos pelas regiões, Centro-Sul, Sudeste, Médio Norte, Oeste, Norte, Nordeste e Noroeste do estado.
O levantamento terá amostra de 2.000 mil entrevistas divididas de forma proporcional, de acordo com o eleitorado de cada região. A margem de erro será de 2% para mais ou para menos, um dos menores índices de erro amostral utilizados em pesquisas eleitorais.
A pesquisa vai medir as intenções de voto para as eleições de 2026, abrangendo os cargos de presidente, governador, senador, deputados federais e estaduais. Além disso, analisará o impacto ideológico da direita, centro e esquerda no estado, bem como a influência de partidos e nomes que marcaram as eleições em Mato Grosso.
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A metodologia abordará ações dos governos federal e estadual, programas sociais e políticas públicas implementadas ao longo dos mandatos, bem como o impacto desses programas na vida dos eleitores. Serão avaliados programas e investimentos nas áreas de saúde, educação e segurança pública, além do grau de aprovação das gestões de Mauro Mendes e Lula.
Para finalizar, a pesquisa vai investigar o nível de credibilidade e confiança do eleitor nas instituições de Mato Grosso, Polícia Militar, Bombeiros, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal Eleitoral e Ordem dos Advogados do Brasil entre outros.
Para o especialista em política e eleições, pesquisador Ronye Steffan: “Essa pesquisa quantitativa eleitoral de opinião pública será uma ferramenta excepcional para qualquer político ou candidato, governo ou instituição balizar qualquer estratégias de comunicação e marketing para a população, visando ou não as próximas eleições em 2026”.
Ronye Steffan explica ainda: “Com uma amostra consideravelmente grande para o estado, será possível ter todas as análises regionalizadas de todas as informações levantadas, seja cidade onde concentra maior número de votos, perfil dos eleitores de forma estratificada por gênero, faixa etária, escolaridade, religião e classe socioeconômica. Em posse dessas informações estratégicas, é possível traçar a partir dessa pesquisa o rumo certo para a vitória eleitoral”.