R. BLATZ
DA REDAÇÃO
Uma pesquisa realizada pela empresa Percent Brasil no início do mês de abril, revelou uma grande insatisfação por parte da população com os serviços de abastecimento de água e rede de esgoto na cidade.
Segundo a pesquisa, apenas 27,9% avaliam a satisfação com os serviços prestados como positiva, 71,3% dos entrevistados responderam estar insatisfeitos com os serviços.
Os principais fatores da insatisfação são a falta de infraestrutura e investimentos para o abastecimento e esgoto.
“Na maioria dos bairros periféricos de Cuiabá não tem rede de esgoto nem água encanada, não vemos nenhuma iniciativa por parte da empresa, só querem aumento da tarifa de água e esgoto, mas nenhuma contrapartida, não constroem nada, apenas utilizam o que já estava pronto” disse Paulo Márcio do Bairro 1º de Março.
A pesquisa também mediu o grau de insatisfação com o aumento da tarifa de água, 80% disseram que a cobrança é injusta, e que não é o momento para aumentar os valores das taxas.
Já para 20%, responderam que a cobrança é legal. A concessão da Águas Cuiabá tem validade de 30 anos, sendo que a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Cuiabá em 2017.
Segundo a empresa, foram investidos mais de R$ 750 milhões em saneamento básico. Mas a realidade nos bairros de Cuiabá é outra relatam os moradores.
“O esgoto a céu aberto é frequente nos bairros, basta visitar as regiões periféricas da capital cuiabana” relata o morador A pesquisa quantitativa foi realizada entre os dias 01 e 07 de abril com amostra de 600 entrevistas nos bairros de Cuiabá.
Confira os gráficos abaixo: