R. BLATZ E PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Percent Brasil Pesquisas e Informação, em parceria com o site Folhamax, realizou uma pesquisa entre os dias 1º e 3 de julho com advogados e advogadas de Mato Grosso, com o objetivo de avaliar o nível de interesse da classe na definição da lista sêxtupla do quinto constitucional para a eleição de desembargador do Tribunal de Justiça.
O levantamento revela que 85% dos profissionais ouvidos defendem a implementação do voto direto para a escolha da lista sêxtupla destinada à vaga de desembargador pelo quinto constitucional.
Apenas 12,3% dos advogados defendem a permanência de como é realizado hoje, em que os conselheiros estatuais titulares e diretoria votam na lista. A entidade forma uma lista sêxtupla com três homens e três mulheres, que é avaliada pelo Tribunal de Justiça para ser definido apenas três nomes e o governador Mauro Mendes (União Brasil) escolhe o nome que vai ser o próximo desembargador ou desembargadora do estado.
COMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
AVALIAÇÃO DA GESTÃO E ATUAÇÃO
A pesquisa também avaliou o grau de aprovação e satisfação da atual presidente Gisela Cardoso, com um percentual considerado baixo, Gisela obteve 56,7% de aprovação, contra 23% de reprovação e, 20,4% de desconhecimento de suas ações dos que não souberam responder.
Ofatonews

Para o pesquisador especialista em política e eleição, Ronye Steffan “A presidente da OAB, Gisela Cardoso já começa a sentir o desgaste institucional do segundo mandato, ausente e com promessas de campanhas não cumpridas, sua avaliação em relação a gestão anterior começa a despencar. Logo, manter esse patamar mediano vai ser um desafio para lançar um sucessor que assumirá em seu lugar”.
A pesquisa teve amostra de 400 entrevistas com advogados e advogadas de Mato Grosso, com margem de erro de 4,83% para mais ou para menos, foi realizada entre os dias 01 e 03 de julho de 2025. O método quantitativo foi realizado através de questionário estruturado para a pesquisa com abordagem pessoal por telefone.
Veja o resultado da pesquisa;




